Uma reforma em minha vida

Há 497 anos atrás, mais precisamente no dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da Catedral do Castelo de Wittenberg as suas 95 teses. Essas teses vão discorrer sobre alguns pontos importantes no que se refere à doutrina cristã, pois desafiaram os ensinamentos relacionados à penitência e à venda de indulgências. Essa atitude de Lutero é considerada como o início da Reforma Protestante, cujos princípios fundamentais são conhecidos como cinco solas (a palavra latina sola significa somente em português). Essas cinco solas resumem os princípios teológicos básicos utilizados pela Reforma, que são imprescindíveis para a vida e para a prática cristã. Que princípios são esses?

•             Sola fide  (somente a fé)

•             Sola scriptura (somente a Escritura)

•             Solus Christus (somente Cristo)

•             Sola gratia (somente a graça)

•             Soli Deo gloria (somente a Deus glória)

Ao longo das próximas semanas estaremos abordando cada uma das cinco solas e sua importância para a vida de cada um de nós. Tais princípios são relevantes, pois abordam ensinamentos fundamentais contidos na Palavra de Deus que devem ser praticados por cada um de nós que amamos a Deus e desejamos servi-lo de todo o nosso coração, alma e entendimento.

Relacionado a esse tema, podemos observar que a Reforma Protestante teve como um dos seus objetivos o retorno ao que estava registrado nas páginas da Bíblia Sagrada. E nós, será que não precisamos de uma “reforma” em nossas vidas? Será que também não precisamos deixar aquilo que nos atrapalha e nos impede de servir a Deus, para seguirmos em direção ao nosso alvo que é Cristo Jesus? Até que ponto a Bíblia Sagrada é “lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos”?

Ao refletirmos sobre isso, que possamos firmar nossa vida nele, que é o Autor e Consumador de nossa fé: o Senhor e Salvador Jesus Cristo. E que a Palavra de Deus, viva e eficaz possa ser verdadeiramente um manual para cada um de nós, na qual possamos encontrar a vontade de Deus para as nossas vidas. O propósito principal de Deus para nós é que sejamos alcançados pelo evangelho de Cristo e que sejamos “reformados” por meio de seu poder, de sua graça e de sua misericórdia a fim de sermos semelhantes a ele. Reflitamos nisso.

Por: Dsa. Cláudia dos Santos Duarte

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários