Roupas sujas

II Coríntios 5.21 “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”.

Todos os dias de manhã abro meu guarda-roupa e fico procurando uma roupa para vestir. Está quente, vou vestir essa. Está frio, vou vestir aquela. Muitas vezes fazemos uma coisa estranha. Ao invés de querermos cobrir nossos corpos, cobrimos nossa alma. Abrimos nosso guarda-roupa e procuramos nossos remorsos, nossas tristezas, nossas dúvidas e por alguma razão as vestimos. Ficamos dias e dias com estas roupas sujas. E pensar que Jesus já as vestiu por nós! “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado” (II Coríntios 5.21ª).

Sobre Jesus o Senhor colocou todos os nossos pecados, tudo o que fizemos de errado. Ele foi afligido e torturado, mas não disse uma única palavra. Cada um dos nossos pecados estava com Ele. Cada peça de roupa suja estava com Ele. Jesus as usou como se as merecesse. “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” (Isaías 53.6). “Ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu” (Isaías 53.12). Paulo teria afirmado aos gálatas: “Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro” (Gálatas 3.13).

Pedro nos leva também a refletir: “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça” (I Pedro 2.24). E Jesus sofreu na cruz. Sofreu por vestir os nossos pecados. “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito” (I Pedro 3.18). Jesus tomou sobre si a punição pela culpa. Morreu sem ser um pecador, mas como um pecador em nosso lugar. Não precisamos mais nos cobrir com as roupas que não nos convém. Deus nos veste com roupas mais preciosas. Ele nos veste com a bondade de Cristo. “Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram” (Gálatas 3.27).

Não mais se envolva com as roupas velhas ou sujas, “vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Colossenses 3.9-10). Quando Deus olha para nós, vê não os nossos pecados, mas o seu Filho. Deus apaga nossas transgressões e não se lembra mais de nossos pecados. “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Isaías 43.25). Porque Cristo se sacrificou em nosso lugar. Derramou seu sangue precioso por nós, para que nossos pecados fossem apagados, deu-nos o direito de escolhermos vestes brancas, cristalinas para que a bondade Dele reflita em nós. Deixemos, pois de lado as roupas sujas!

Por: Antônia Vieira de Lima Oliveira da 1ª Igreja Adventista da Promessa Votuporanga

Sem comentários