Pequenas atitudes, grandes mudanças

Ir. Luiz Pegolo da cidade de Urupês pesava 130 quilos agora 73.

A palavra “impossível” pode entrar no dicionário de muitos que não acreditam em seu potencial físico. Imaginar que um homem com 130 quilos sonha em ser um triatleta, então, seria praticamente impensável. Para o comerciante Luiz Ancelmo Pegolo Filho, de 38 anos, de Urupês (SP), foi exatamente o que aconteceu. Fã de esportes e assustado com a balança, resolveu adotar uma alimentação saudável, conseguiu perder 57 quilos, treina triatlo e já pensa em um desafio nada modesto: disputar o Iron Man em 2016, uma das maiores competições de triatlo do mundo.

Esportista na infância, Luiz chegou a disputar campeonatos estaduais de natação quando era jovem. Ao entrar na faculdade, começou a engordar e o problema se prolongou por 15 anos. “É uma época de muito estudo e de trabalho, então os exercícios físicos foram deixados de lado. Comia muita besteira e a correria me prejudicou demais. Com os novos maus hábitos, deixei de prestar atenção na saúde e me descontrolei”, conta.

A virada de vida começou em março de 2013, ao se pesar em uma farmácia. “Claro que sabia que estava gordo, mas quando vi 130 quilos na balança eu me assustei. Meu segundo filho tinha acabado de nascer, eu precisava ter saúde para cuidar dele. Naquele dia, estava até pensando em ir almoçar em uma churrascaria, mas aquilo mudou completamente minha vida”, afirma.

Pequenas atitudes, grandes mudanças

Disposto a mudar, o comerciante começou melhorando a alimentação: refrigerantes, doces e frituras foram cortados do cardápio. Para voltar a praticar esportes, Pegolo começou a praticar tênis em uma quadra que fica em uma praça perto da casa dele. “Eu estava muito gordo, então dava alguns piques e já não aguentava mais. Enquanto esperava minha vez para jogar, já que era uma quadra pública, ficava dando voltas na quadra para me exercitar”,conta.

Adotando essa nova rotina, Pegolo conseguiu perder 40 quilos, apenas mudando a alimentação e agregando exercícios físicos. A partir daí viu florescer a vontade que sempre teve: de praticar o triatlo. “Eu comecei a sair das partidas de tênis sem transpirar, então achei que precisava de mais. Fui a uma academia e recomecei na natação – que eu adorava quando jovem – aliando a exercícios aeróbicos, que incluiam corrida e bicicleta”, diz.

Com os novos hábitos, Luiz ainda conseguiu perder mais 17 quilos e passou a treinar mais a sério, com apoio de assessoria esportiva. Hoje, com nove treinos semanais, sendo três de cada modalidade, o desafio é encarar o Iron Man de 2016, em Florianópolis (SC). A prova é uma das mais desgastantes do esporte, onde o atleta tem de nadar quase 4 quilômetros, pedalar 180 quilômetros e correr mais 42 km.

Sonho à caminho

Apesar de todo esforço que já teve, Pegolo sabe que ainda terá de treinar muito para conseguir completar bem a prova. Por semana, ele treina 250 quilômetros (somando as três modalidades), e precisaria dobrar o treino para ter vantagem. “Eu já acordo às 4h para treinar, mas como também preciso trabalhar, não tenho mais tempo para dobrar o treino. No entanto, estou em busca de patrocínios para que eu possa ter mais tempo livre para treinar. Espero conseguir realizar esse sonho”, conta o comerciante, que trabalha com polimento de veículos.

Independentemente do resultado do Iron Man, Pegolo já conseguiu uma vitória para a vida inteira: recuperar a autoestima e ter uma vida mais saudável. Para ele, o mais importante foi conseguir voltar a praticar esportes. “Antes eu dava duas voltas na quadra de tênis e não aguentava mais. Hoje aposentei meu carro e vou de bicicleta ou a pé em qualquer lugar na cidade. Não tive problemas de saúde quando mais gordo, mas perder a mobilidade foi uma coisa muito ruim. Nunca pensei em desistir e agora tenho esse novo desafio. Não quero apenas completar o Iron Man, quero ter um bom resultado e me orgulhar de ter chegado até lá”, finaliza.

Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/09/comerciante-perde-57-quilos-vira-triatleta-e-sonha-disputar-iron-man.html

Sem comentários