Não perca de vista sua missão

Um erro comum que constantemente podemos cometer é perder o foco do que realmente importa em nossas vidas, do nosso senso de vocação, o entendimento do pra que existimos e o que Deus quer fazer através de nós. Isso muitas vezes acontece pois nos distraímos em meio a um  monte de coisas do nosso cotidiano, muitas delas são coisas que Deus não nos mandou fazer.

Diversas coisas podem gerar esse desvio de foco ou mesmo esquecimento de nossa missão: Estarmos demasiadamente preocupados com nós mesmos, pode ser uma possibilidade. Passamos a andar obstinados à procura de nosso sucesso pessoal, desenvolvimento financeiro, desejos e vontades que não nos atentamos mais para sermos instrumentos nas mãos de Deus para aquilo que Ele está construindo na história.

Quando o livro de deuteronômio vai chegando ao seu final temos uma revelação bombástica. Apesar de tudo que o povo de Israel presenciou durante décadas, desde a saída do Egito, a travessia do mar, os milagres no deserto, a condução até a terra prometida, Deus afirma a Moises que eles se esquecerão dEle esse rebelarão. A notícia é de que o povo guiado por Deus perderia o foco e perderia de vista a missão que haviam recebido da parte de Deus.

“E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles. Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles, esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: “Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco?” E com certeza esconderei meu rosto deles naquele dia , por causa de todo o mal que praticaram, voltando-se para outros deuses.” Deuteronômio 31.16-18

Deus deixa claro o seu objetivo ao levar aquele povo especificamente para aquela região, que era uma região de passagem, onde eles poderiam ser vitrine para inúmeros povos. Por essa razão Deus dá a eles preceitos e direcionamentos muitos sábios que por si só impactariam aqueles que olhassem para o povo de Israel. De forma que ao perceberem como aquele povo vivia e quão sábios eram os hábitos deles, se voltariam para o Deus que deu tais princípios.

  1. Você tem sensibilidade para perceber qual a sua vocação?

Aquilo que Deus quer realizar na história através de sua vida. Lembre-se isso vai muito além da sua profissão ou de algumas habilidades.

  1. O que Deus espera de você aonde ele tem te colocado? Família, escola, trabalho, grupo, igreja.

Dave Ferguson no livro “Descubra a Sua Missão Agora” afirma que a nossa missão enquanto discípulos e discípulas de Jesus, refletem a missão do próprio Cristo.

A perspectiva de Deus

Em meio a percepção do caos que se estabeleceria por conta das atitudes do povo, Deus dá também a orientação a um homem para que ele possa manter-se firme em meio à sua missão independente do que possa se estabelecer à sua volta e das atitudes que o povo possa vir a tomar.

“O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu próprio estarei com você.” Deuteronômio 31.23

Apesar de nossa incapacidade de manter o foco na missão e naquilo que Deus quer fazer através de nós, Ele ainda nos capacita e nos inspira no caminho correto. Depois de falar por intermédio de Moisés sobre a maneira que o povo se comportaria, Deus fala direto a Josué que viria suceder Moisés na liderança do povo.

Repare que Josué parece estar em uma enrascada. Ele tem a responsabilidade de substituir Moisés, o grande libertador do povo, aquele que tinha grande intimidade diante de Deus e não para por aí. Ele já sabia que estaria à frente de um povo rebelde que viraria as costas para o próprio Deus.

Mas a palavra de Deus é assertiva: Seja forte e corajoso! Lidere esse povo e o conduza na direção da terra que Eu prometi. Mas Deus não o deixa só nessa empreitada, e afirma: Eu próprio estarei com você.

Essa é a mesma atitude de Deus para conosco, deixando claro os desafios e dificuldades que teremos pela frente, principalmente no cumprimento de nossa vocação. Mas o grande alento vem da certeza de que não estamos sozinhos. O criador dos céus e da terra está conosco, caminhando ao nosso lado e se preciso for nos carrega em seus braços.

O relato contido no último capítulo do livro de Josué nos esclarece como ele manteve sua missão em foco, independente das circunstâncias e das atitudes do povo.

“Se porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” Josué 24.15

E quanto a você e seus desafios? Como manter em foco a missão de Deus para a sua vida?

Seja forte e corajoso! Lembre-se o próprio Deus está com você!

Fonte: Chácara Primavera

Sem comentários