Meu filho, meu discípulo: ensinando sobre perdão

De mãe para filho: Perdão

Proposta da lição: Mãe, o objetivo é motivá-la a ensinar sobre a importância do perdão para a vida de seus filhos. Além disso, a proposta é que seus filhos exercitem o perdão em todas as esferas de seu relacionamento.

Texto bíblico: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”- Mateus 6: 12.

Você sabia que o perdão é muito importante para os relacionamentos? Quando lemos a Bíblia Sagrada, podemos observar a orientação de Deus para que pratiquemos o perdão: seja perdoando aqueles que nos entristeceram, que nos magoaram e que nos ofenderam, ou seja pedindo perdão quando falhamos ou magoamos as outras pessoas. Nem sempre pedir perdão e perdoar são atitudes fáceis, mas podemos ter a certeza de que ao fazermos isso, demonstramos o nosso amor a Deus e o nosso amor pelas pessoas. Mas, qual deve ser o nosso grande incentivo quando refletimos e praticamos o perdão? O amor e o perdão de Deus! Ele nos ama de forma tão profunda que enviou o Salvador Jesus Cristo para morrer numa cruz em nosso lugar. Desta forma, nós perdoamos e somos perdoados pelos outros porque assim Deus o fez conosco primeiro! Se você deseja que seu relacionamento familiar seja restaurado pelo Espírito Santo é preciso que você, mãe, exercite o perdão em todas os seus relacionamentos e ensine seu filho a perdoar, seja através de suas palavras ou de seu exemplo.

Motivo de oração: Juntamente com seu filho, ore a Deus e peça ao Senhor que ele perdoe as falhas, os erros e os pecados de vocês (sejam tais pecados intencionais ou não). Além disso, busquem também ao Senhor pedindo que ele conceda a vocês um coração amoroso e perdoador.

Praticando o perdão: Peça que seu filho lembre-se dos momentos em que ficou chateado, triste ou magoado com alguém (pode ser alguém da própria família). Pergunte a seu filho se ele já perdoou essa pessoa, se ele não o fez, incentive o seu filho a perdoar o outro, pois esse é o mandamento do Senhor para todos nós. Reforce para seu filho que devemos perdoar, mesmo aquelas pessoas que não pediram perdão. Além disso, converse com seu filho se ele precisa pedir perdão a alguém por causa de um erro (pode ser uma palavra ríspida, uma resposta “mal-criada”, uma desobediência, por exemplo). Estimule seu filho a perdoar, enfatizando para ele as bênçãos de Deus para aqueles que pedem perdão por suas atitudes. Por fim, permita que seu filho veja você reconhecendo o erro e pedindo perdão para alguém.

Por: Dsa. Cláudia Duarte

Sem comentários