Lendo a cifra e partitura do discipulado

Tão antiga quanto à humanidade, a música é a única coisa do céu que está na terra, por isso sua importância no cenário universal sobrepuja a qualquer outro tipo de expressão artística.

Qualquer indivíduo que decida estudar música terá que passar pela incômoda necessidade de aprender teoria musical. Isto inclui propriedade de sons, elementos musicais, notação musical, cifras, etc. No entanto, superando esta fase, estará apto para tocar algum instrumento musical, compor músicas, fazer arranjos e, por consequência, ser considerado um grande músico. Mas será isto suficiente? Se considerarmos que este músico seja cristão, não.

Os músicos e adoradores são genuínos discípulos de Cristo e devem se tornar discipuladores (Col 1:28), semeando a boa semente e colhendo os resultados. Vender centenas de Cd´s ou DVD´s, fazer apresentações ou shows “gospel” midiáticos ou compor músicas sem propósitos, constituem sim, a arte do céu que está na terra, mas criam-se muitas dúvidas se ela volta para o céu como expressão de adoração e devoção diante do Músico por excelência: Deus.

Daí se dizer que, para fazer mais sentido, os músicos e adoradores deveriam gerar novas vidas, se transformando em verdadeiros discipuladores, pois foram “…transportados das trevas para a luz maravilhosa” (I Pe 2:9), para levar salvação às pessoas, através dos dons e ministérios artísticos que possuem, formando  discípulos de Cristo, ensinando-os a obedecer a Deus, preparando-os para serem usados poderosamente no serviço do reino, transformando seus respectivos locais de adoração em verdadeiros palcos onde a glória, somente a glória do Senhor se estabeleça de fato. Neste cenário, formar-se-ia a verdadeira harmonia, vinda de cânticos novos, produzida por homens e mulheres regenerados, que vivem uma nova vida (Sl 42:8), se relacionam com Deus (Sl 30:12), com os irmãos (Ef 5:19),e testemunham fielmente diante dos homens (Sl 40:3; 126:2).

Se música e discipulado andarem juntos, o evangelho se propagará com maior poder. O músico cristão deve ser, ao mesmo tempo, discípulo e discipulador. Assim como a teoria musical está para a boa formação de um músico, o discipulado está para quem deseja transformar atitudes e condutas através da boa música, não importando os períodos histórico-musicais ou quanto tempo se demore para consolidação do discipulando.

Pastor Amadilson de Paula

Fonte: Agenda Devocional Amai-vos – RESOFAP Noroeste Paulista

Sem comentários