Hoje é o dia mundial de combate ao câncer – Desmistifique alguns mitos sobre essa doença

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 500 mil novos casos da doença são esperados para 2015, a mesma quantidade estimada para o ano passado. Ainda segundo o INCA, os mais comuns serão o de pele do tipo não melanoma, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

Devido à grande disseminação do câncer muitos mitos sobre a doença podem surgir, tornando o acesso ao tratamento ou a discussão do problema algo mais difícil. Por isso, o Hospital de Câncer de Barretos vai desmistificar as principais “lendas” sobre a doença.

“Não é necessário falar sobre o câncer”

Errado! Apesar de o câncer ser um tópico complicado de se abordar, sobretudo em algumas culturas, conversar sobre a doença abertamente pode melhorar os resultados e ajudar no tratamento.

“Não há sinais ou sintomas de câncer”

Mais um erro. Para muitos tipos há sinais de alerta e sintomas, que se diagnosticados precocemente, podem levar a uma maior chance de cura.

“Não há nada que eu possa fazer sobre o câncer”

Este é o principal equívoco que as pessoas comentem ao se deparar com a doença. Há muito o que se fazer tanto individualmente, quanto em trabalhos comunitários e na parte política. Com a estratégia correta, um terço dos cânceres mais comuns, pode           riam ser prevenidos.

“Eu não tenho direito ao tratamento de câncer”

Todos têm direito a terem acesso ao tratamento efetivo contra a doença e em condições igualitárias.

Fonte: Hospital do Câncer de Barretos

Sem comentários