Gincanas para o seu retiro

Cena Viva

Objetivo: Testar conhecimentos bíblicos, aumentar percepção.

Participantes/Idade: Vários, qualquer idade.

Realização: Escolha algumas passagens bíblicas e peça para as pessoas formarem a cena de forma congelada, como se fosse um quadro, ou foto tirada do momento bíblico.

As pessoas não podem se movimentar e nem falar, devem ficar paradas.

Aplicação

Você deve montar dois grupos, dentre esses você deve escolher um número suficiente para forma a cena viva, os demais integrantes do grupo devem observar a cena.

As pessoas escolhidas para realizar a cena exibem a cena para o seu próprio grupo, o outro grupo nesse momento apenas deve observar.

Você pode escolher o número de tentativa para a resposta. Caso acertem você marca ponto para o grupo. Fique alternando as encenações entre os grupos até o fim das passagens bíblicas.

Dica

Deixe que utilizem utensílios (colher, vassoura…), roupas (panos, blusas…) e etc. Os deixem serem criativos, fica muito mais divertido.

Ajude-os a entender a passagem bíblica, você deve ter lido ela anteriormente ou já conhece-la, dessa forma você conta em forma de história. Ajude-os a montar a cena caso necessário.

 

Stop Bíblico

Objetivo: Desenvolver conhecimento bíblico.

Participantes/Idade: Individual/10 anos em diante.

Material: papel e canetas.

Realização:

Escolha um participante de cada equipe. Entregue a cada participante uma folha com colunas e linhas semelhante o exemplo abaixo.

Escolha uma letra, como por exemplo, a letra E. Todos deverão tentar escrever o nome de um monte que comece com a letra E, bem como o nome de um homem da Bíblia que comece com E, e assim por diante. Quem terminar primeiro cada letra, vai marcando pontos. Determine o número de pontos que fará com que um grupo seja declarado vencedor.

 

Gincana Bíblica: Qual é a parábola?

Objetivo: Trabalho em grupo, desenvolver conhecimento bíblico.

Participantes/Idade: Individual ou em Grupo/10 anos em diante.

Material: papel e canetas ou lousa e giz.

Realização:

O organizador escolhe algumas parábolas e coloca em envelopes, pede para cada equipe escolher um por vez, após escolher, o membro do grupo deve fazer um desenho na lousa ou papel para que o seu grupo descubra qual é a parábola. Determine um tempo para o desenho e para as tentativas do grupo. Para ficar mais dinâmico deixe que eles realizem tentativas desde o começo do desenho.

Exemplo:

Parábola do semeador

Um membro da equipe desenha no quadro sem falar qualquer palavra algo relacionado a parábola do semeador (sementes, pássaros, espinhos…) e outros da mesma equipe tentam descobrir qual é a parábola desenhada no quadro durante o tempo disponível.

 

Jogo de perguntas bíblicas – Batalha Naval

Objetivo: Tornar o jogo de perguntas bíblicas na EBD , Gincana Bíblica ou Retiro mais dinâmico e divertido.

Material Necessário: Lousa e giz ou papel A3 e pincel.

Participantes/Idade: Vários, qualquer idade.

Desenvolvimento:

Primeiramente você precisa montar grupos com as pessoas, geralmente funciona bem com dois grupos, porém é possível fazer com três grupos. Escolha os lideres e deixe que eles formem seus grupos.

Depois é necessário definir as perguntas. Para facilitar leve as perguntas e o jogo pronto.

É necessário montar o jogo como se fosse um jogo de batalha naval, veja abaixo, com colunas alfabéticas e com linhas numéricas.

1

Tabela de Pontuação

Na tabela de pontuação você deve marcar os acerto.

2

Esquema de Montagem

Após montado o esquema acima, você deve montar o seu quadro de batalha naval e colocar nele as perguntas, os peixes e as redes. Coloque bem espalhado ou da maneira que você achar melhor. Não deixe ninguém ver o seu quadro, ele é o seu gabarito, durante o jogo você deve usá-lo e dizer o que o grupo acertou.

Se você se programar antes. O quadro você pode fazer em um flanelógrafo e os objetos podem ser feitos de E.V.A. e colados com velcro.

Exemplo:

3

Você deve numerar as perguntas caso ainda não tenha feito. Deixe-as em cima de uma superfície (mesa ou balcão).

Explicação do jogo

Agora é a hora de explicar a brincadeira, você deve dizer que as perguntas estão no quadro, e que vocês vão jogar como se fosse uma batalha naval, ou seja, um grupo por vez diz um número e uma letra e você diz o que eles encontraram.

Continue explicando o que eles podem achar no quadro:

Caso eles encontrem uma Pergunta: Você deve ler a pergunta e espera a resposta, determine um tempo para a resposta e aceite apenas uma resposta (sem ficar chutando).

Diga que o grupo que responder todas perguntas corretas irá ganhar, no caso do nosso exemplo, eles precisam de 4 perguntas respondidas corretamente.

Caso eles encontrem um Peixe: Você irá marcando no quadro de controle e quem achar 3 peixes vai ganhar o jogo, independente de quantas perguntas o grupo tenha encontrado.

Caso eles encontrem um Rede: Você irá dar mais uma chance para eles pescarem, ou seja, deixe jogarem novamente.

Caso eles não encontrem nada (água): Você irá fazer um X no quadro. Caso você esteja em um retiro e perto de uma piscina, você pode deixar do lado de cada grupo um balde com água e cada vez que isso ocorrer o grupo rival joga água no outro (só pra descontrai…).

A cada rodada você deve marcar as tabelas de controle, pontuação e o quadro. No quadro, marque o que eles encontrarem.

Continue o jogo até que algum grupo encontre 3 peixes ou responda todas de perguntas corretas. Caso nenhuma das condições seja atendida e o jogo chegue ao fim, use o critério de desempate, ou seja, quem respondeu mais perguntas corretas somando a quantidade de peixe encontrado é o vencedor.

 

Gincana Bíblica Ache o Objeto

Você deve formar grupos e entregar as instruções junto com as referências bíblicas, com essas informações o grupo deverá procurar os objetos contidos nos versículos. Eles devem usar as suas Bíblias para procurarem os versículos.

Determine 10 minutos para eles trazerem os objetos até o ponto de partida da gincana.

Dicas para o elaborador

– Determine 10 minutos para os grupos procurem os objetos.

– Ao final dos 10 minutos, elimine os objetos errados e conte a quantidade dos objetos corretos.

– Abaixo segue em destaque os objetos contido nos versículos para que você possa conferir se os objetos trazidos estão de acordo com o versículo.

01 – Gênesis 11.3

E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.

02 – Juízes 19:5

E sucedeu que ao quarto dia pela manhã, de madrugada, ele levantou-se para partir; então o pai da moça disse a seu genro: Fortalece o teu coração com um bocado de pão, e depois partireis.

03 – Lucas 14.34

Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?

04 – Provérbios 6.6

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

05 – Mateus 16.19

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

06 – Jó 6.6

Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?

07 – 1 Timóteo. 6.10

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se passaram a si mesmos com muitas dores.

08 – Atos 1.5

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

09 – Ester 8.2

E tirou o rei o seu anel, que tinha tomado de Hamã, e o deu a Mardoqueu. E Ester encarregou Mardoqueu da casa de Hamã.

10 – Mateus 3.4

E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

11 – Hebreus 12.15

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

12 – Gênesis 14.23

Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

14 – Neemias 2.3

E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?

Este deve ser o papel a entregar para o grupo

Gincana Bíblica Ache o Objeto

Você deve abrir sua Bíblia, ler os versículos e identificar o objeto contido no texto. Assim que descobrir qual o objeto, você deve sair buscando em todo o lugar por ele e trazer até o início da prova. Somente um item do versículo já é o suficiente.

Versículos

01 – Gênesis 11. 3

02 – Juizes 19. 5

03 – Lucas 14. 34

04 – Provérbios 6. 6

05 – Mateus 16.

06 – Jó 6. 6

07 – I Timóteo. 6. 10

08 – Atos 1. 5

09 – Ester 8. 2

10 – Mateus 3. 4

11 – Hebreus 12. 15

12 – Gênesis 14. 23

13 – Neemias 2. 3

 

PaintBall de Bexigas

PaintBall vocês já conhecem, consiste em acertar o outro time com o intuito de o tornar inútil para disputa, para isso você utilizará bexigas.

Participantes: Todos do grupo

Material: 250 bexigas. Uma cor diferente para cada grupo, e todos os participantes de roupas velhas e claras. 2 Bandeiras com as cores das bexigas.

Como realizar: Peça aos participantes que se dividam e encham as bexigas, colocando as em baldes e bacias para ficar fácil de carregar.

Neste momento separe objetos no local para que os grupos possam se esconder. Objetos altos de preferencia e se possível faça em um local onde tenha árvores.

O intuito é que o grupo adversário não consiga pegar a bandeira do grupo. Quando o grupo conseguir pegar ai acaba o jogo e este é o grupo vencedor.

Lembrando que quando o participante for molhado com a bexiga em qualquer parte do corpo ele deve sair da brincadeira.

Fonte: Sou da Promessa e Raiz de Davi

2 Comentários