Dica da Semana – Atividade: Diga não ao Halloween

Como ensinar seus alunos a não participar dessa festa

Em todas as culturas, existem valores e crenças que devem ser analisados. Para muitas pessoas algumas festas podem até ser consideradas inofensivas, pois representam apenas diversão e “fantasia” para quem delas participa. No entanto, todas essas comemorações devem ser analisadas conforme os ensinamentos da Bíblia Sagrada, que é a regra de fé e prática para todos aqueles que amam a Cristo.

Relacionado a esse assunto, vamos falar um pouco sobre a festa do Halloween. Entendemos que as crianças e os adolescentes são um dos propósitos principais dos ataques do diabo. Para enganá-los e enredá-los, Satanás utiliza músicas, ensinos, filmes e até mesmo festas, como por exemplo, a festa do Halloween. Esta festa comemora o dia das bruxas e é realizada em muitas partes do nosso país. Mas, de que forma podemos orientar nossas crianças sobre a festividade do Halloween, que comemora princípios e ensinamentos totalmente contrários à Palavra de Deus?  Uma sugestão é reforçar o seguinte ensinamento de Jesus: nós somos o sal da terra. Incentive seus alunos a refletirem sobre o que a Bíblia nos ensina sobre isso.

Somos diferentes não porque somos melhores ou piores do que os outros, mas porque Cristo habita em nossa vida. Justamente pelo fato de Jesus habitar em nós e de crermos na Bíblia, escolhemos não participar e dizer NÃO ao Halloween. Nas linhas abaixo, sugerimos uma ideia para ser trabalhada com as crianças e adolescentes, a respeito desta comemoração tão contrária à Palavra de Deus.

  • Recepcione seus alunos com boas-vindas.

  • Inicie a lição com um momento de louvor e oração. Ore por você e por seus alunos, para que o Espírito Santo use a sua vida para ensinar a verdade da Palavra de Deus para eles.

  • Faça uma introdução ao tema, explicando que hoje vamos estudar sobre uma festa que é comemorada no dia 31 de outubro. Pergunte aos alunos se eles sabem que comemoração é essa. Deixe que eles respondam.

  • Explique aos seus alunos sobre o real significado do Halloween. Você pode utilizar o resumo abaixo para explicar o significado desta festa.

O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro. Esta festa começou a ser comemorada muitos séculos antes de Cristo, na região da Grã-Bretanha. A comemoração do Halloween acontecia durante o festival chamado Samhain – que celebrava o período de colheita dos celtas. Os druidas (magos celtas) acreditavam que no dia 31 de outubro a “janela” que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e os espíritos dos que já haviam morrido retornavam para uma visita aos lares terrenos.

Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares, os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos. Além disso, existia a crença de que o dia 31 de outubro era ideal para se comunicar com aqueles que já tinham morrido. Ainda nesta época, as pessoas pensavam que preparar comida para tais espíritos seria bom e impediria que os mesmos ficassem zangados e não atormentassem os vivos. Os “druidas” eram os sacerdotes celtas que praticavam a magia e usavam roupas escuras para confundir os espíritos. Eram eles que ensinavam o povo a adorar o sol e sacrificar animais para acalmar os espíritos.

  • Para enriquecer ainda mais o assunto, fale também sobre alguns dos símbolos do Halloween. Um desses símbolos é a abóbora acesa, que se tornou um costume muito utilizado nos Estados Unidos. No dia 31 de outubro, as pessoas deixavam as abóboras acesas para afugentar os maus espíritos. Esta tradição começou com a crença na história de um homem da Irlanda, que não conseguira entrar nem no céu e nem no inferno e que por isso vagava com uma lanterna na mão pela Terra. Outro símbolo do Halloween são os gatos pretos, que eram considerados criaturas que haviam sido pessoas que foram transformadas em gatos, por causa dos seus pecados.

  • Na Bíblia Sagrada não encontramos qualquer ensinamento ou orientação que confirme o significado do que é comemorado no Halloween. Por isso, você professor deve orientar seu aluno a dizer não a essa comemoração, lembrando a ele que Cristo o chamou para serem sal. Peça para que um aluno leia Mateus 5: 13. Motive sua classe a refletir que ser sal neste mundo significa também dizer não e deixar de participar de tudo aquilo que vai contra a Palavra de Deus.

  • Para ilustrar esse ensinamento bíblico, leve duas bacias com pipoca para seus alunos: numa as pipocas devem ter sido temperadas com sal; e na outra, elas devem estar sem sal. Ofereça primeiro a pipoca sem sal e pergunte para os alunos o que eles acharam desta pipoca. Deixe que eles respondam e explique que a pipoca sem o sal não agrada ao paladar, pois fica com um sabor ruim. Diga aos alunos que existe uma coisa que pode mudar completamente o sabor da pipoca: o sal. Ele faz uma grande diferença na pipoca: com certeza, o sabor dela é totalmente diferente quando está temperada com o sal. Sirva então a pipoca salgada para que os alunos percebam e comentem a diferença entre as duas bacias de pipoca.

  • Explique para os seus alunos que a Bíblia Sagrada nos ensina que somos o sal da terra. O que isso significa? Que a partir do momento em que entregamos nossa vida a Cristo, somos transformados pelo Espírito Santo. Nossos pensamentos, palavras e atitudes tornam-se diferentes, porque estão sendo mudados por Deus. E essa diferença se estende aos lugares que frequentamos e aos tipos de festas que participamos. Passamos a frequentar e participar de comemorações que não são contrárias ao que a Bíblia nos ensina. E consequentemente, aprendemos a dizer Não para tudo aquilo que se opõe aos ensinamentos bíblicos, incluindo aqui a festa do Halloween. Quando participamos deste tipo de comemoração demonstramos que apoiamos o que tais festas celebram. Por isso, incentive seus alunos a escolherem não participar do Halloween.

  • Para finalizar este momento, ore com a sala pedindo que o Espírito Santo transforme a sua vida e a de seus alunos. E também, motive seus alunos a fazerem suas escolhas segundo a Palavra de Deus.

  • Como lembrança desse momento, você pode dar um pequeno saleiro para cada aluno com uma das seguintes inscrições: “Jesus me chamou para ser sal neste mundo.” Ou “Eu digo NÃO ao Halloween!”

Sem comentários