SOS Professor – Como ajudar as crianças a se adaptarem em sua nova sala

Começo de ano, mudança de sala e choro constante de crianças no Ministério Infantil quando precisam passar do Berçário para o Maternal, não é mesmo professor? Mas essa situação pode ser amenizada com essas três dicas.

Tenha muita calma – Para atuar na área da educação é preciso ser calmo. Coloque-se no lugar das crianças e dos pais, procure compreendê-los, responder as suas indagações e fazer com que se sintam seguros.

Conquiste as crianças – Sabemos que as crianças são diferentes, então é provável que não consiga conquistar todas elas agindo sempre da mesma forma. Planeje atividades atrativas e diversificadas afim de conquistar todas elas e sempre que puder, converse individualmente, faça um carinho e crie vínculos de afeto.

Respeite o tempo de cada criança – Não adianta comparar. Há crianças que entram sorrindo no primeiro dia de aula e outras que choram por um mês ou mais. Cada criança tem seu próprio tempo para acomodar-se na escola, fazer amizades e se acostumar com o ambiente. Seja sempre paciente e busque alternativas para ajudar as crianças que ainda não se adaptaram.

Uma forma com que elas possam se sentir mais confortáveis com o ambiente e tornando-o familiar. Peça fotos das crianças com os parentes e com os animais de estimação e algum brinquedo que ele possa usar em sala, pois assim eles veem que podem se familiarizar fotos e objetos de convívio deles. As fotos envolvam-nas em folhas com plástico adesivo transparente, de forma a conseguir durabilidade e permitir que as crianças mesmo possam mexer.

Professor para aquelas crianças que estão mudando de sala, é uma fase bem diferente, por isso não fique desmotivado com a aparente demora na adaptação, como nossas aulas acontecem uma ou duas vezes por semana o processo de adaptação pode demorar um pouco mais. Mas é certo que com o tempo elas vão se adaptando e familiarizando com o ambiente escolar da igreja.

Fonte: Pra gente Miúda e Educa Sempre

Confira também

Sem comentários