Carnaval: Hora de ensinar nossas crianças!

Faltam 2 semanas para começar o carnaval, e nós professores e colaboradores do departamento infantil precisamos preparar nossa armadura e combater esse mal na vida das pequenas ovelhas que estão sob nossos cuidados.

Para isso, hoje faremos uma abordagem de como explicar o quão terrível é o carnaval e amanhã disponibilizaremos dicas de atividades para fazer com as crianças na igreja esses dias.

 

Explicando

Base Bíblica: Gálatas 5:19 ao 22  e Romanos 8: 5-8

Versículo para memorizar: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar Deus”. Romanos 8:8

 

 Objetivos:

Que a criança…

• Conheça a origem pagã do carnaval.

• Discirna as obras da carne e aprenda a rejeitá-las da sua vida.

 

Quebra gelo: Corrida de Jornais

A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).

 

Ministração: Carnaval

Festas, festas e mais festas… E quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa ficamos alegres, felizes. Tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar… (vamos lá falem alguma festa). E o que tem nas festas? (deixe as crianças falar)

As festas são muito divertidas, quem que não gosta de ir à festa de aniversário bem linda!

Mas existem festas que deixam o nosso Deus triste, são festas que desagradam a Deus, vocês sabem de alguma?

Vocês sabem que festa tem agora nestes dias?

É o carnaval. Ela normalmente é comemorada todo ano, as pessoas saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando, tem muitos carros alegóricos, trios elétricos, tem gente bêbada, drogada, tem muita gente nua e muito dinheiro gasto com tudo isso.

E será que Deus se agrada dessas festas?

Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo?

Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim:

Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas alcoólicas, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia a estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia fariam toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o “Carnis Valles”, daí a palavra Carnaval.

O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é conhecido no mundo todo como o país do Carnaval, o país em que se pode fazer tudo da carne.

Na época do Carnaval aqui, até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro altíssimas.

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para se alegrarem. Há um vazio nos corações.

A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne e as obras do espírito: Gálatas 5.19 “Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, embriaguez, orgias… quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus”, mas existe o fruto do Espírito: Gálatas 5.22 “Amor, Paz, Alegria…”.

A carne sempre luta contra o Espírito. Por isso precisamos trabalhar para que o fruto do Espírito cresça em nós, não podemos deixar que o fruto da carne diminua a obra do Espírito em nós. Não podemos esquecer que os que são amigos da carne não podem agradar a Deus.

 Vejamos em Romanos 8:5-8

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Romanos 8:5-8.”

 A verdadeira alegria é Jesus!

 

Hora de Conversar:

Assim como para chegar ao final do percurso tivemos que mudar as folhas de lugar, agachar, pegar a folha, levantar, andar, para chegarmos à vontade de Deus e podermos agradar a ele, também precisamos nos esforçar, é preciso tirar da nossa vida atividades e praticas que desagradam a Ele, como por exemplo, a mentira, a desobediência, a inimizade entre tantas outras.

Hoje para que também possamos deixar o coração de Deus contente precisamos sair fora desse negocio chamado Carnaval, portanto desligue a TV na hora que passarem essas coisas, são nesses dias que muitos pais se divorciam, muitos amigos brigam e muitos acidentes de carro acontecem.

Fique fora dessa, a alegria que tantas pessoas procuram nessas festas e não acham está em Jesus, nós temos Ele em nossas vidas e precisamos apresenta-los a outras pessoas.

Adaptado por Sou da Promessa

Fonte: Monte Sião

Confira também

Um comentário

  • Cecília Albuquerque
    2 de fevereiro de 2018

    Parabéns…. muito boa a aula. Irá me ajudar muito.