Você é fluente em Bíblia?

Logo que eu entreguei a minha vida pra Jesus, eu até sabia a importância de ler a Bíblia, pois como nasci numa família cristã, meus pais a liam para mim desde que eu era pequena.  E como a líamos regularmente, eu considerava que meu conhecimento bíblico era bom. Eu ia na igreja, orava, lia meus devocionais, achava que isso era bom. Mas sabia que não era o suficiente.

Por diversas vezes tentei ler a Bíblia. Mais por obrigação do que por vontade. Começava a ler o Velho Testamento, lia um capítulo, dois, três… lá pelo décimo eu já desistia. Comecei então a ler o Novo Testamento, mas depois de alguns dias, eu desistia também.

Até que desisti de vez. Lia a Bíblia só quando realmente precisava, nos cultos, encontros de jovens ou estudos bíblicos, ou quando eu tava passando por algum problema. E eu ainda me achava um exemplo de pessoa! Toda orgulhosa por não fazer as coisas, digamos, erradas.  Até que um dia, contando isso pra uma irmã da igreja, ela me disse:

Quem tá de pé, tome cuidado pra não cair…  (1 Coríntios 10:12)

Aquilo veio como um balde de água fria pra mim. Como Deus me falando: quem vc pensa que é? Pra se encher de orgulho, pra querer ser modelo, ser exemplo para alguém??

Nessa época eu admirava muito meus líderes de adolescentes, líderes de jovens e de outros ministérios. Admirava-os  pela vida que tinham com Deus. Pessoas humildes, amorosas, submissas a Deus, com um conhecimento incrível da Palavra, com uma sabedoria… e em tudo eles davam glórias a Deus. Eu não os via “se gabando”, se achando melhores do que os outros, pelo contrário, eles sabiam que se eram alguma coisa, era porque Deus os chamou. Se eles tinham algum valor, era porque Deus demonstrou o Seu amor a eles, para eles demonstrarem esse amor aos outros. Eu os admirava pelos seus relacionamentos com Deus. E eu pensava: “eu nunca vou ser assim”.

A mesma coisa aconteceu comigo quando comecei a estudar inglês. Eu via pessoas conversando em inglês e eu já estudava há algum tempo, mas mal conseguia entender uma frase completa. E um dia, inventei de assistir um filme com áudio em inglês e ele nem tinha legenda! Que tragédia! Do filme inteiro, entendi 1 palavra só.

E naquele dia eu decidi, que eu ia aprender inglês mesmo. Que um dia eu chegaria a conversar com um nativo de língua inglesa. Eu sabia que levaria algum tempo até me tornar fluente em inglês, mas eu me dediquei a aprender. Agradeço a Deus pelos meus pais, que sempre pagaram curso de inglês pra mim. Mas se eu não quisesse aprender, eu jamais aprenderia. E foi assim. Investi tempo, muitas vezes deixei de assistir tv ou mesmo de brincar, pra fazer meus temas, estudar. E eu comecei a levar a sério aqueles estudos.

No começo não foi fácil, fazia os temas por obrigação,  e não por gosto. Mas com o tempo, comecei a amar aquilo. E me apaixonei por esse idioma! Tanto que acabou virando a minha profissão.

Mas Deus começou a trabalhar fortemente na minha vida, e a falar ao meu coração:

-OK, mocinha! Vc tá fluente em inglês… mas em Bíblia? Vc é fluente?

Então comecei  a comparar os meus estudos de inglês com meus estudos da Bíblia.  Eu dedicava muito mais tempo a qualquer outra coisa, do que a Deus.

Bom, pra resumir a história. Eu me afastei de Deus depois que terminei o namoro. Estava totalmente desanimada, sem vontade de ir na igreja, sem vontade de orar, de ler a Bíblia.  Foi ai que Deus usou um acampamento e logo depois desse acampamento, uma música em especial.

Então eu pensei: bom, eu quero levar a sério o compromisso de leitura da Bíblia! Como vou fazer isso?  Já tentei de tudo que é jeito! Já sei! Vou acordar mais cedo e ler um capítulo por dia! ihuuu

Durou uma semana e na próxima eu já tava dormindo até mais tarde, de novo.  =/

Dai eu pensei de novo: qual é o horário que eu melhor rendo pra fazer alguma coisa? Que eu mais me concentro.. de noite!

Então comecei a mudar meus hábitos. Como eu sabia que não ia adiantar querer acordar mais cedo pra ler a Bíblia,  comecei a ler antes de dormir! Ai, começou a dar certo!

Dai queria me identificar com alguma história da Bíblia. Queria ver alguém que estivesse passando por algum problema, alguma dor, como eu estava passando. Comecei a ler Jó. Lia um capítulo por dia!

No início era apenas obrigação mesmo… tá, vou ler, porque isso agrada a Deus, porque eu prometi que ia ler, e blá blá.. inventava mais algumas desculpas…

Mas com o passar do tempo, eu queria saber mais e mais sobre a vida de Jó. Passei a ler mais capítulos por dia! Quando eu vi, já estava lendo Salmos, Provérbios, e assim por diante. Comecei a ler o Novo Testamento e o Velho também. Eu lia vários livros da Bíblia ao mesmo tempo, e ainda lia outros livros de escritores cristão, para um maior entendimento.

Por que eu comparei a leitura da Bíblia com aprender inglês?

Eu sempre falo para os meus alunos: “se vc quer aprender inglês, vc vai aprender, mas são necessários 2 atitudes suas! vc tem que querer e gostar“. De nada adianta um bom método, uma boa escola, um bom professor, se a pessoa não quer aprender. O professor não pode aprender pelo aluno.

Assim como Deus não vai mandar alguém pra aprender por vc! Vc precisa ter essa atitude de querer estudar. De nada adianta ficar orando, pedindo pra Deus te dar conhecimento bíblico, te dar sabedoria, entendimento se vc não abre a Bíblia pra ler. Isso requerer um sacríficio teu, sacríficio de tempo. VC precisa tomar uma atitude!

Dica 1: cada pessoa tem um ritmo e uma rotina diferente. Então, às vezes o plano de leitura que funciona pro teu amigo, pode não funcionar pra vc! Assim, eu sugiro que vc crie teu plano de leitura. Separe um tempo diário.

Dica 2: Encontre um tempo adequado.  Não adianta vc querer acordar mais cedo pra simplesmente ler a Bíblia, se vc não se concentrar de fato. Conheço pessoas que preferem estudar a Bíblia de meio dia, algumas de fato a estudam de manhã, mas talvez, o seu caso seja igual ao meu, o horário que vc se concentra melhor, é de noite.

Dica 3: desligue o computador ou a tv. Sério! Eu gastava muito tempo na internet, ou assistindo tv. Muitoooo mais tempo do que ainda gasto hoje. Mas, mesmo tendo que acordar cedo, eu normalmente dia dormir a 1:30, 2 da manhã, porque ficava no computador. Agora, me programo pra desligar perto da meia noite, pra ler a Bíblia e orar  antes de dormir.

Dica 4: comece por livros que te agradam mais. Sugiro que comece por Salmos. Pelo Novo  Testamento. Sei como é difícil ler o Velho Testamento, porque as vezes parece que a leitura não rende. Agora eu tô fazendo assim: estou lendo 2 livros ao mesmo tempo: um do Novo e um do Velho Testamento. Dai a leitura não fica tão cansativa.

Dica 5: comece com um capítulo por dia, e aos poucos vá aumentando. Quando vc menos perceber, vc estará lendo muito mais do que pretendia no início.

Dica 6: . Tenha um parceiro de leitura! Procure um amigo, pra lerem juntos.  Leiam a Bíblia juntos ou cada um no seu tempo de devocional, mas o importante é ter alguém que te incentive a ler. Marque um horário para discutir o texto lido. Ou mesmo converse, crie discussões sobre assuntos bíblicos em sua igreja, reuniões de jovens, encontros bíblicos. É muito importante trocar ideias com irmãos que também estejam crescendo em conhecimento bíblico, pois muitas vezes vc terá uma visão mais clara daquilo que estudou. E sempre tenha base bíblica para falar algo. “Eu acho” ou “na minha opinião” só terão importância se vc se apoiar na Palavra.

Dica 7: pesquise, estude, aprofunde seus estudos. Muitas vezes quando leio algum trecho da Bíblia, eu procuro pesquisar mais a fundo sobre o determinado assunto. Ou quando tem algo que não sei o significado. Faça isso! A internet tá cheia de textos bons, claro, vc terá que ter sabedoria para discernir o que de fato é bíblico ou não. Mas tenha esse “extra”. Blogs, revistas, livros. Qualquer coisa que acrescente conhecimento bíblico para vc! Mas não esqueça. Essas coisas são um adicional, e não o principal!

Dica 8: Utilize o máximo da sua Bíblia. Quase todas as Bíblias hoje em dia, se não todas, possuem referências, notas de rodapé. Aproveite isso. Muitas vezes determinado assunto já foi citado em outra passagem antes, e vem a referência ao final da página. Vale a pena conferir. Faça anotações, sublinhe. Eu aproveito as bordas da minha Bíblia pra fazer anotações. Anoto as datas que Deus falou comigo. Por exemplo, “culto de domingo dia tal do ano tal”; “acampamento tal”. Faço anotações durante os cultos. Sublinho, destaco. Anoto em papelzinho as coisas que mais acho importante e depois coloco com clips na minha Bíblia.

Dica 9: crie um hábito saudável, algo que vc goste; e não uma obrigação. É como vc ir a um evento social, por exemplo. Não é muito melhor ir porque vc quer, e  não porque vc é obrigado? Então, comece a colocar isso em ação. E não se sinta culpado se vc falhar algum dia. Muitas vezes, eu me sentia culpada e desistia, porque pensava “hoje nem li mesmo”. Mas peça perdão a Deus pela sua negligência e continue firme no seu propósito.

Dia 10: ORE SEMPRE. Peça a Deus sabedoria, entendimento e peça que Ele te ajude a ficar firme na leitura!!!

Galera! Acho que era isso. Sei que ficou um post enormeeeeeeee, mas espero que possa

Oro pra que vcs tenham vontade de estudar a Bíblia. Não apenas ler, mas estudar! Praticar!

Extraído: Não morda a maçã

Sem comentários