Uma reflexão para 2017…

“Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo”. Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias? ” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta? ” Ele respondeu: “Não”. Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio? ” João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ “. João 1:19-23.

O início de um novo ano é um período em que muitos de nós refletimos em nossa vida. Pensamos no que fizemos (ou deixamos de realizar) no ano anterior, mas principalmente planejamos e organizamos a nossa vida tendo em mente a ano que acabou de começar, com os sonhos, desejos e anseios que projetamos nele. Alguns de nós vamos mais a fundo, e meditamos em quem realmente somos e qual é a nossa verdadeira missão aqui na terra, pois precisamos definir um propósito para a nossa vida. Quem de nós nunca se perguntou: quem eu sou? Por que existo? Tais perguntas são extremamente importantes, pois descobrimos as grandes “paixões” de nossa vida quando sabemos quem somos nós e com que finalidade nós estamos aqui.

Em João 1: 23, lemos uma afirmação muito importante feita por João Batista: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor”. O profeta João dá essa declaração num contexto bem interessante: os fariseus estavam questionando João Batista a respeito de quem ele era e perguntaram-lhe se era Moisés, um profeta ou o próprio Salvador. João negou ser um destes homens e afirmou que ele era “a voz do que clama no deserto”. A resposta deste profeta nos ensina que João sabia quem ele era e mais, sabia qual era o seu propósito de vida no mundo. João era o profeta enviado por Deus com a missão clara e específica de “preparar o terreno” para a vinda do Salvador Jesus Cristo, que estava prestes a iniciar o seu ministério terreno.

E eu e você? Será que sabemos quem nós somos e qual é o verdadeiro propósito de nossa existência? Quando nós não temos a visão correta de nós mesmos, num momento ou no outro, podemos sucumbir diante dos desafios e obstáculos da vida. Para sabermos quem somos nós e qual é a nosso propósito de vida aqui, é imprescindível nos atentarmos para o que está registrado na Palavra de Deus. Sendo assim, o que a Bíblia Sagrada nos ensina sobre nós mesmos? Que somos criação de Deus, mas também pecadores, e que por isso precisamos desesperadamente da graça de Cristo (Rm 3: 23, 6: 23). Que a partir do momento em que cremos em Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, somos alcançados pela salvação que somente encontramos nele (Ef 2: 8). Que somos filhos de Deus, totalmente dependentes do seu amor e do seu cuidado (Jo 1: 12 e 13).

Nas linhas acima, mencionamos apenas alguns aspectos que a Bíblia nos afirma sobre nós mesmos, aspectos esses que são fundamentais para que tenhamos uma visão correta sobre nós mesmos. E com relação ao nosso propósito de vida? Para que existimos? Novamente vamos buscar a resposta na Palavra de Deus. É ela que nos ensina que vivemos para glorificar a Deus e para vivenciar a sua vontade em nossas vidas (1 Co 10: 31; Rm 12: 1 e 2)!  Nossa prioridade de vida deve ser amar a Deus de todo o nosso coração, alma e entendimento, dedicar a ele todos os dias de nossa vida e aprofundar o nosso relacionamento com o Senhor.

Deste modo, concluímos esta reflexão desejando que, neste novo ano que está apenas começando, cada um de nós possa ter uma visão bíblica do que somos e do propósito de Deus para as nossas vidas e que, isso norteie os nossos pensamentos, palavras e atitudes não somente em 2017, mas durante todos os dias que vivermos!

Por: Dsa. Claúdia Duarte

 

Sem comentários