Uma família avivada serve somente ao Senhor

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Josué 24:14,15

Nesta série de estudos, iremos refletir sobre alguns princípios bíblicos referentes ao avivamento em nossas famílias. Neste primeiro estudo, a nossa proposta é meditar no ensinamento da Palavra de Deus que nos mostra justamente o seguinte: somente uma família avivada se propõe a servir ao Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. A partir do momento em que nossa família é avivada pelo Senhor, a nossa escolha é a de servir a Deus com tudo o que somos, e isso, certamente se reflete em nossos pensamentos, nossas palavras e nossas atitudes.

Sua família tem buscado o avivamento bíblico, para servir a Deus com ainda mais excelência? Para você, qual é a relação entre o avivamento bíblico e a escolha de nossa família de servir ao Senhor?

1 – Uma família avivada serve somente ao Senhor porque reconhece a fidelidade de Deus e a sua soberania (Js 24: 1-13).

Josué e sua família reconheceram a fidelidade e a soberania de Deus durante todo o processo do êxodo, e isso os motivou a se decidirem servir somente ao Senhor. Certamente, quando nossa família é avivada pelo Espírito Santo, somos capazes de reconhecer a soberania de Deus e a sua fidelidade em todas as situações.

Você e seus familiares têm reconhecido o agir de Deus, mesmo passando por momentos de lutas e crises? De que forma tal reconhecimento demonstra que seu lar é um lar avivado pelo Espírito Santo?

É possível uma família ser avivada mesmo vivendo em meio a reclamações e murmurações?

Na prática, como você e sua família tem demonstrado confiança no cuidado de Deus? Isso é importante para que seu lar seja avivado? Em que sentido?

Uma família avivada reconhece o agir de Deus e isso a motiva a cultivar um coração grato ao Senhor. Sua família tem demonstrado gratidão a Deus em todas as circunstâncias, sejam elas boas ou ruins? Como vocês e seus familiares podem demonstrar tal gratidão?

2 – Uma família avivada serve somente ao Senhor por meio de suas atitudes. (Js 24: 14)

Em seu discurso, Josué incentivou as famílias israelitas a abandonarem totalmente os falsos deuses, se realmente quisessem servir a Deus. Os israelitas deveriam demonstrar através de suas atitudes (como a de “jogar fora” os deuses estranhos) que serviam somente ao Único e Verdadeiro Deus. A partir do momento em que servimos ao Senhor, nossa vida é transformada pelo Espírito Santo.

O avivamento genuíno acarreta em uma profunda mudança de vida, de pensamento e de atitudes, realizada pelo Espírito Santo. Ao refletir nisto, responda: você e sua família têm vivido um genuíno avivamento?

Quais sãos os “falsos deuses” modernos que sua família precisa “jogar fora” para servir somente ao Senhor? E você? Do que precisa realmente “abrir mão” para poder servir ao Senhor de todo o coração?

Que obstáculos têm impedido sua família de buscar o avivamento do Senhor que transforma as atitudes? Como vocês podem vencê-los?

3 – Uma família avivada serve somente ao Senhor por uma questão de decisão (Js. 24: 15, 16)

Josué sabia que o povo de Israel teria que fazer uma escolha definitiva relacionada a quem iriam servir. No fim, observamos que a família de Josué e as demais famílias israelitas escolheram, decidiram servir ao Senhor por vontade própria. Eles sabiam que esta era e melhor e mais sábia decisão que poderiam tomar.

Uma família avivada escolhe servir somente ao Senhor. Você e sua família já tomaram tal decisão? Se a resposta for negativa, o que tem impedido essa decisão tão importante? O que vocês precisam fazer para vencer tais impedimentos?

Se você e sua casa já escolheram servir somente a Deus, compartilhe com os outros participantes sobre o que tem acontecido em seu lar, depois que escolheram servir a Deus.

Você já tomou a decisão de buscar o avivamento para o seu lar? Qual é o valor dessa decisão, em sua opinião? Na prática, como você e sua família podem buscar esse avivamento em seu lar?

4 – Uma família avivada persevera em servir somente ao Senhor (Js 24: 16 – 27).

Josué enfatizou para as famílias israelitas que eles não poderiam servir ao Senhor e depois voltar atrás (19, 20), pois isso traria consequências desastrosas para eles mesmos. Servir somente ao Senhor é um projeto familiar para a vida toda, independente se nossa família está vivendo bons momentos ou se está enfrentando as mais difíceis adversidades.

Sua família tem perseverado em servir somente ao Senhor diante de qualquer situação ou circunstância?

Que grande bênção é reservada para a família que persevera em servir somente ao Senhor (Mt 24: 13)?

De que maneiras vivenciar o avivamento bíblico pode ajudar o seu lar a perseverar em direção a Cristo?

Uma família avivada serve somente ao Senhor: porque ela reconhece a sua fidelidade e soberania e porque decide fazê-lo. Além disso, tal lar persevera em servir a Deus e demonstra isso por meio de suas atitudes. Que nossas famílias busquem o avivamento cada vez mais para servir somente ao Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento.

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários