Transplante de coração: uma chance de vida nova

No dia 03 de Dezembro de 1967, o mundo ficou assombrado com o primeiro transplante de coração realizado por um médico cirurgião sul-africano, chamado Dr. Christiaan Barnard. A estatística revela que a cirurgia, hoje bastante comum, é bem sucedida em 95% dos casos, prolongando a vida de pessoas que estão à espera da morte. Todavia, o transplante somente é utilizado como último recurso. Essas pessoas, que antes estavam condenadas à morte, com a cirurgia cardíaca, passam a desfrutar de uma nova vida, com a possibilidade de realizar suas atividades diárias, e, inclusive, em alguns casos, de retorno ao trabalho.

Contudo, bem mais de 2000 anos atrás, o profeta Ezequiel, inspirado por Deus, profetiza sobre um transplante. Um transplante de coração de pedra por um coração de carne. “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne” Ezequiel 36.26.

O coração de pedra da nação de Israel estava endurecido por causa do pecado, que resultou no exílio. O coração de pedra é aquele que não ouve os ensinamentos das escrituras, mas rejeita a Palavra de Deus. Um coração cheio de vergonha, contaminado pelo horror do pecado, abandono ao Deus Único e Verdadeiro e petrificado pela maldade.

Não havia mais remédio, somente o último recurso seria capaz de restaurar a vida. Deus, em sua graça, dá aquilo que não mereciam – a vida, e propõe um transplante, e, em sua misericórdia, deixa de dar aquilo que mereciam, ou seja, a morte.

A cirurgia consistia em retirar o coração enfermo, debilitado, fraco, endurecido, doentio, inchado de orgulho, teimosia, preguiça, divorciado de Deus, e trocar por um novo coração feito de carne.

Assim como o pecado, o cativeiro e a vergonha tiraram a esperança do povo de Israel, os nossos pecados, as prisões, a violência e a humilhação também nos tiram a esperança e nos afastam do Pai. Precisamos urgentemente de uma mudança interior, de um despertar para as coisas de Deus, uma mudança de atitude, de pensamentos, de sentimentos, precisamos de um coração como o de Jesus para conhecer, adorar e servir a Deus.

Um novo coração possibilita àquele que crê em Jesus Cristo, confessar e arrepender-se dos seus erros, a receber o perdão e a purificação através do sangue de Cristo (1Jo 1:9). Um novo coração traz de volta a esperança, traz à memória as vitórias alcançadas pela graça de Deus e renova a vontade de orar, ler a bíblia, e ter intimidade com o Pai. Um novo coração propicia o desejo de amar ao Senhor, amar de todo coração, de toda alma e de toda força (Dt. 6.5).

Após receber esse novo coração dado por Deus, Ele mesmo dará o seu Espírito, diz o Senhor, e nos fará obedecer aos seus juízos e viver de forma agradável a Ele. Com um novo coração, o Senhor nos tornará produtivos em seu reino, nos dará uma capacitação para servi-lo com o nosso viver e para a glória de Deus.

Receba do Pai um novo coração e tenha uma nova vida em Cristo!

Por: Dsa. Manuela Rozanez

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários