Trabalhando pelo Fruto

“Se alguém quer ter um curral limpo, deve se livrar do seu gado! Mas a que custo! Ficará sem comida. Se pacientemente seguirmos trabalhando, veremos o fruto do nosso trabalho.” Pv. 14.4

O livro de Provérbios, embora achemos que são frases jogadas, nos traz orientações valiosas, e pra que possamos entendê-lo melhor olhemos no versículo 7 do capítulo 1, que diz: 1.7– “O temor do Senhor é o princípio (parte principal) do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”

O ingrediente básico da sabedoria é o temor do Senhor; isso só é alcançado se conhecemos a Deus e submetemos a Sua vontade. Se temermos ao Senhor, reconhecemos que ele é o Criador, nós as criaturas; ele é o Pai, nós filhos; ele é Senhor, nós servos. Ter alto conhecimento sobre alguma coisa, alguma matéria, assunto e não ter nenhum conhecimento de Deus anula o valor de possuir esse conhecimento. De nada valem nossos estudos, diplomas, certificados… se não conhecermos e prosseguirmos em conhecer (intimidade com) o Senhor (Os 6.3); saber qual é a sua vontade pra nossas vidas e atender esse desejo. Por pequeno que seja esse conhecimento precisamos desenvolvê-lo porque Deus sempre tem mais para nos ensinar! A fonte é inesgotável! E esse versículo (1.7) diz que só os insensatos (loucos) rejeitam (desprezam) o temor ao Senhor.

Voltemos ao versículo (14.4), ele nos leva a um ambiente não muito comum: o curral (celeiro). Todos sabem que o curral é sujo; confesso que tenho nojo de entrar no curral porque sair dele limpo e cheiroso é difícil! Já o fazendeiro não diz o mesmo! Somente ele sabe que curral cheio é sinônimo de abundância; quanto mais, melhor.

É bom aclarar que Salomão não está fazendo apologia à sujeira, ao caos, a bagunça; e sim, se queremos colher o fruto ou ter alimento é necessário trabalho árduo; caso contrário, ficaremos com o curral vazio; e hoje a lei do esforço mínimo! Ganhar sem trabalhar! Conseguir sem trabalho!

Às vezes, nos esquecemos de que Deus disse que pra ter pão é necessário suar o rosto. Que é necessário trabalhar, mas também descansar e adorar a Deus pelo trabalho.

Porém, “ter boi no curral” não significa autorização para ser desleixado, deixar a sujeira reinar, porque afinal das contas, limpar o curral de vez em quando é necessário. Curral sempre sujo causa (bactérias/parasitas). E se isso acontecer traz doenças! E isso resulta em falência, falta de alimento, morte.

Talvez pergunte: o que isso quer dizer? Aonde isso chega?

1° – Não quer ter trabalho? Não vai ter a alegria de colher o fruto! Ter o fruto significa trabalho. Quer ter a benção de Deus, então, trabalhe pra isso! Quer ser mais temente a Deus, trabalhe pra isso! Quer conhecer mais o Senhor, trabalhe pra isso! Onde não há trabalho o celeiro fica vazio! Trabalhe para que o celeiro fique cheio: de sabedoria prudência, da justiça de Deus.

2° – Alegre-se no Senhor pelo fruto! Porque o fruto vem. Ele vem porque é Deus que dá. Ele é a fonte. Se estiver trabalhando por uma benção, unção de Deus, conhecimento, saiba e creia que acontecerá! O fruto virá! Pois aquele que promete é fiel para cumprir.

3° – Seja paciente e persistente! Esperar o processo do conhecimento do fruto. Preparar a terra, plantar, crescer, depois colher. Persista um pouco mais. É árduo, às vezes dá vontade de abandonar tudo, limpar o curral… Livrar-se do gado… Siga trabalhando que você verá o fruto!

4° – Não se esqueça de limpar o curral! Não deixe acumular sujeira no curral! Começa a cheirar mal. Não permita que você fique sem alimento! A bíblia diz que a palavra do Senhor se renova a cada manhã. A cada manhã precisamos buscar esse renovo. Renovar o ambiente do celeiro. Essa limpeza quem faz é o Espírito Santo! Não permita que os bois se contaminem ( boi=força (ânimo acabe)= alimento espiritual se contamine)! Isso pode trazer morte espiritual.

Faça um compromisso com Deus: trabalhe pelo fruto: sabedoria, conhecimento, discernimento, temor. É da força que vem a colheita! Siga trabalhando que verá o fruto! Isso é o que Deus espera de nós!

Por: Dá. João Avelino

Fonte: Sou da Promessa

Um comentário

  • Joao Avelino
    2 de julho de 2014

    Uma das coisas pela qual resolvi estudar este versículo é que Deus tem prazer em satisfazer os desejos de quem realmente está disposto a lutar por eles. Sejam eles materiais e principalmente os espirituais. Então lutemos para que nossos celeiros sejam e continuem cheios para glória de Deus!!!