Torcendo para dar errado

Imagine uma cena comigo. Um time disputando uma partida importante, o estádio cheio de torcedores, só que, em vez desses torcerem para o time ganhar, eles estão torcendo para que exatamente o contrário aconteça. Diante de uma boa jogada, eles vaiam, mas quando o time comete algum erro em campo, toda a torcida aplaude e, se o time adversário marca um gol, então a torcida não se contém e explode em manifestações de alegria.

É uma cena totalmente descabida, concorda? Mas, na prática, ela acontece muitas e muitas vezes, em ambientes diferentes e envolvendo pessoas diferentes. Em um ambiente de trabalho, é comum vermos manifestações assim, uma verdadeira torcida para um colega errar ou para o chefe se dar mal. Até no ambiente familiar, por vezes, essa torcida acontece, colocando pais, filhos e cônjuges em uma situação de disputa e oposição.

Torcendo contra

De onde vem essa torcida para o outro se dar mal? Há uma série de respostas, como inveja, ciúmes, sentimentos de inferioridade e até mesmo medo. Independente da origem, essa atitude é ruim para todos, pois sempre que trabalhamos em equipe (família, ambiente de trabalho, amigos, igreja) o objetivo deve ser a vitória coletiva e a torcida deve ser para o outro conseguir, ainda que seu trabalho naquele momento seja mais visível que o meu ou o prêmio seja dado a ele e não a mim.

Só há uma maneira de vencermos essa atitude negativa da torcida contrária: é aprendendo a torcer a favor. Essa atitude pode ser compreendida como motivar e incentivar, se alegrar com a vitória do outro é literalmente torcer pelo outro, manifestando satisfação em ver o bom desempenho, a criatividade, competência ou outros valores que o colega de equipe exiba no desempenho de suas funções. Para fazer isso, porém, precisamos alimentar um espírito de equipe capaz de transformar uma vitória pessoal em uma vitória de todos! Em vez de enxergarmos alguém se destacando, deveríamos ver toda a equipe alcançando vitória através de um de seus membros.

Espírito de equipe

Além do espírito de equipe, é importante também desenvolvermos humildade e amizade com todos os membros da equipe, para que não fique nenhum resíduo de inveja ou ciúmes em nós. Conseguir olhar os outros como parceiros e não concorrentes faz parte disso. Quando fazemos parte de uma equipe, precisamos pensar mais no coletivo e não tanto no individual. Por vezes, é difícil ver alguém se destacar mais, mas se a equipe alcançar o objetivo, então, vale a pena torcer com entusiasmo por aqueles que, naquele momento, estão sendo mais importantes para a vitória de todos.

Torcer para o outro fracassar é sinônimo de fraqueza pessoal e falta de visão coletiva. Cada um de nós tem um talento único e é indispensável para que toda a equipe seja vitoriosa. Se nossos colegas de trabalho, familiares, irmãos em Cristo ou companheiros de algum projeto estão fazendo bom uso de seu talento, devemos torcer para que desempenhem todo o seu potencial e que isso resulte na vitória de todos. Se criarmos essa filosofia, poderemos eliminar a inveja e os ciúmes e criar um ambiente de motivação mútua, o que será benéfico para todos.

Vamos torcer para que nossos colegas sejam vitoriosos? Fica aqui esse desafio para todos nós!

Fonte: Instituto Jetro

Sem comentários