Tão Perto, Tão Longe

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57:15)

Onde está Deus? Será que ele se importa mesmo conosco? Estas são perguntas frequentemente feitas por diversas pessoas na atualidade. E você o que pensa a respeito disto?

Quando nos deparamos com esse versículo é interessante analisarmos dois conceitos bem profundos extraídos do texto: o conceito de transcendência (“Alto e sublime que habita na eternidade”) e de imanência (“habito com o contrito e abatido”). Este texto e a Bíblia dá base para defendermos ambos os conceitos. Por transcendência nos referimos ao fato de Deus ser infinitamente superior e exaltado sobre as coisas criadas e estar acima delas. Há um abismo intransponível entre ele e as coisas criadas. Ele é Deus, é absoluto, abscôndito, está num alto e sublime trono!  Por imanência nos referimos ao fato de Deus estar muito próximo de nós, e de se relacionar conosco, se preocupar com os nossos dilemas. Sua imagem está em nós. Ele habita nos cristãos. A vida de todos os viventes depende dele. É nele que nos movemos, vivemos e existimos.

Precisamos conviver com estes dois conceitos. Em Jeremias 23:23, Deus pergunta: “Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?” Ele é de perto e de longe.

Ele é Alto, Sublime e Santo, como fala Isaías – ou seja, ele é transcendente! Estas expressões enaltecem a sua grandeza e superioridade perante a criação. O salmista declara isso em Salmos 99:9: “Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo”.

Contudo, ele habita com o “contrito e abatido”. Esta perto dos seres humanos. Deus em sua onipresença, que é um de seus atributos, consegue habitar no nosso mundo físico mesmo sendo um ser espiritual, daí vem o conceito de imanência.

Tente imaginar um pai que está bem longe de seus filhos, mas mesmo assim manda presentes, liga para saber como estão, os aconselha quando precisam e também parabeniza-os quando fazem algo de bom. Veja como ele constantemente se faz presente mesmo estando longe deles. Assim também é o nosso Pai celestial, Deus.

Conseguiu entender agora?! O nosso Deus é um ser espiritual (João 4:24), que habita no nosso meio, em nós e consegue mesmo tão longe estar tão perto! Ele se importa comigo e com você! É algo tremendo e com certeza nos dá a segurança de que Ele está sempre ao nosso lado.

Agradeça todos os dias a Ele porque você pode chamá-lo sempre que precisar! Ele ouve e responde ao seu chamado. Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra? (Salmos 113:5-6). Obrigado pela sua doce presença e seu imensurável amor Senhor!

Por Mis. Diego da Silva Barros

Fonte: Sou da Promessa

2 Comentários