Super ideias para você contar histórias bíblicas

Contando a história da multiplicação

Para contar a história da multiplicação, deixamos verem apenas 5 pães e 2 peixes, e vamos contando a história. Depois viramos a cesta e então a grande multiplicação.

1 2

Se tornando um personagem

A partir desta ideia, podemos fazer algo semelhante. A ideia é desenhamos um personagem, e em volta o que envolve sua história.

Como Davi e sua funda. Daniel e os leões a sua volta. Josué e as muralhas. Jonas e o fundo do mar, e tantas outras histórias. A proposta é que a criança praticamente “entre” no personagem e conte a história como estudou lendo ou mesmo explicando a sala com suas palavras.

se tornando o personagem

Engolidos pelo grande peixe

Outra ideia interessante! Ela usou um grande pedaço de isopor, fez um desenho livre do grande peixe, recortou toda a parte da boca (Do tamanho que pudesse entrar uma criança) e para tapar o fundo da boca, usou um plástico, tipo saco de lixo preto.

Prendeu apenas a parte de cima (Como uma cortininha). Colocou este “grande peixe” preso em um armário, você pode colocar em uma grande caixa de papelão, ou mesmo em uma porta, que dê para outra sala.

As crianças ouviam a história, eram “engolidas pelo peixe” (Entravam na boca) e na parte da história em que o peixe as devolvia, saiam felizes para Nínive!

engolido

Presente da salvação

A caixa transforma-se na cruz. Já tinha visto este recurso, mas não assim tão lindo. O texto que geralmente encontro sobre, é assim:

A Caixa é montada é uma cruz com a palavra JESUS, no centro, enfatizando o verdadeiro e maior presente que o homem pode vir a receber nesta vida, a salvação. Ofereça a salvação aos alunos.

Apresente a caixa de presente as crianças.

Pergunte a elas: Quem aqui já ganhou um presente de aniversário? E do dia das crianças? E no Natal? Quem já ganhou um presente especial? (Ouça as respostas com atenção).

Todos nós gostamos de ganhar presente não é mesmo? Principalmente quando é aquele presente que tanto sonhávamos, como uma bicicleta, uma boneca, uma bola ….

Mas será que esses presentes são os principais da nossa vida? Será que conseguimos viver apenas com as coisas materiais? (ouça as respostas)

Crianças, os melhores presentes são os que Deus nos dá. Sabem quais são? A saúde, a família, a nossa Igreja, o nosso trabalho, a sabedoria e muito mais.

Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e esse presente está aqui na minha dentro dessa caixa (mostre a caixa). Vocês sabem o que é? (Deixe as crianças curiosas, ouça as opiniões). Muitas crianças já tem esse presente e quem não tem deveria ter, porque ele é o melhor presente do mundo!

Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar para vocês, mas com uma condição, eu quero que vocês prometam que vão cuidar muito bem desse presente, pois tem muitas pessoas que recebem e não dão valor, aí sabe o que acontece? Elas acabam perdendo o presente, ás vezes até deixam alguém roubar, pois na nossa vida existe diariamente “o inimigo” querendo sempre nos tirar do caminho do Senhor. Mas vocês prometem que vão cuidar mesmo?  (Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz).

caixa presente

A boca fala do que o coração está cheio

“O que entra é o que sai.”

Esta aplicação foi feita a partir de um saco de supermercado marrom. Fiz um desenho de um menino na frente e corte um círculo para a boca. Eu falo com as crianças sobre os tipos de coisas que eles estão ouvindo e assistindo. Estas são as coisas que “entram” em nossas cabeças e nossos corações. Que “nos enchem”. Discutimos filmes, música, fofocas, conversas com amigos, etc. Enquanto discutimos esses itens, os escrevemos em uma tira de papel e colocamos na parte superior do saco.

Em seguida, falamos sobre o tipo de palavras que devem sair de nossas bocas. Chegamos no buraco onde está a boca, retiramos as tiras de papel ou apenas inclinamos o saco pra ver o que derrama. Às vezes as coisas como palavras amáveis saem de nossas bocas, mas, por vezes, palavras ruins e músicas ruins saem de nossas bocas. Nós fazemos a aplicação sobre o que o que se passa em nossas mentes e corações, porque será o que sairá de nossa boca.

Em seguida, discutimos como podemos colocar as coisas boas e gentis em nossos corações para que as coisas boas e gentis pode sair de nossas bocas…”

10482732_843972448948520_6401525728294459016_n

Encontre essas e outras ideias aqui: https://www.facebook.com/FernandaMedeirosMeuCantinho/?fref=ts

Um comentário

  • Responder
    Elisete
    13 de setembro de 2017

    Mas muito lindo que Jesus abençoe