Sugestão de aula: Jesus, a Verdadeira Páscoa

1- Recepção e Boas Vindas: Receba cada aluno de sua sala com um elogio, um abraço e um belo sorriso. Distribua para eles um pirulito em forma de coração.

2- Oração Inicial: Agradeça a Deus pelos presentes e por todas as famílias representadas. Peça ao Espírito Santo que converta o coração de seus alunos a Cristo.

3- Cânticos: Escolha dois louvores para celebrar a Deus junto com sua classe.

4- Ministração (utilize cartazes com figuras de fixação da mensagem):

Neste final de semana, as pessoas comemoram um feriado. Vocês podem me dizer que feriado é esse? Isso mesmo! A Páscoa! O que vocês lembram quando ouvem falar da Páscoa? Professor, permita que os aliunos respondam. Será que a Páscoa é o momento feito para comer chocolate e lembrar do coelhinho? Acertou quem respondeu que não!

Vocês sabem onde encontramos o verdadeiro significado da Páscoa? Isso mesmo, na Bíblia Sagrada! A Bíblia é a…. (deixe-os complementar)… verdade! Ela é a PALAVRA DE DEUS para cada um de nós. Nela, podemos descobrir e aprender sobre a verdadeira história da Páscoa. Fiquem bem atentos, pois vou contar para vocês o que a Bíblia nos ensina a respeito da Páscoa.

Há muitos anos atrás, o povo de Deus, o povo de Israel, era escravo no Egito! Alguém pode ajudar-me explicando o que é um escravo? (Explique para seus alunos o significado.)

Os israelitas estavam sofrendo muito com a escravidão. O Faraó os obrigava a trabalhar sem descanso e os castigava sempre.  O povo de Deus chorava muito e clamava a Deus para que mandasse um libertador que os livrasse da escravidão de Faraó.

O que aconteceu? Deus ouviu a oração de se povo e enviou Moisés. Quem se recorda das histórias de Moisés que estão registradas na Bíblia? (Dê detalhes bem rápidos sobre seu nascimento, sua vida no Egito e sua fuga de lá). Moisés foi escolhido por Deus para levar a libertação para o povo de Deus que era escravo no Egito, porque Deus amava o seu povo e ouviu a oração e o clamor deles. Depois de ter sido chamado por Deus, Moisés foi conversar com Faraó para pedir que ele deixasse o povo ir adorar ao Senhor. Mas, Faraó era muito mau e não deixou o povo sair.

Por causa da maldade e da teimosia de Faraó, Deus enviou dez pragas ao Egito. Essas pragas foram enviadas porque Faraó não quis obedecer a Deus e nem permitiu que o povo saísse para adorar ao Senhor. (Professor, fale resumidamente sobre cada praga e detenha – se na última).

A décima e última praga era a morte de todos os primogênitos do Egito. (Explique para seus alunos o que é ser o primogênito: é o primeiro filho de uma família). Mas, e quanto os primogênitos dos israelitas? O que iria acontecer com eles? Será que eles iam morrer também? O que vocês acham? Acertou quem respondeu que NÃO……! Deus deu uma solução: ele não iria permitir a morte dos primogênitos de Israel!

Todos os que eram parte do povo de Deus tinham que fazer uma coisa muito especial. Eles deveriam separar um cordeiro novo de um ano, bem limpo e sem defeito ou mancha. Quando chegasse a tarde do dia que Deus mandou, todos deveriam matar o cordeiro, pegar o sangue dele e colocar nas portas de suas casas: em cima e dos lados. Além disso, naquela noite tinham que realizar uma refeição muito especial com carne assada, ervas amargas e pão sem fermento. Esta era a cerimônia da Páscoa, que simbolizou a libertação dos israelitas da escravidão do Egito. Quando o anjo do Senhor passou para matar os filhos mais velhos dos egípcios, ele passou longe das portas que tinham o sangue do cordeiro, que eram as portas das famílias do povo de Israel, o povo de Deus. E todos os filhos primogênitos do Egito morreram, até mesmo o filho de Faraó!

Depois disso, Faraó mandou chamar Moisés e finalmente deixou os israelitas irem embora do Egito. O sangue do cordeiro salvou a vida de todos os primogênitos de Israel. Através disso, a libertação do povo de Deus aconteceu.

Esta foi a primeira Páscoa. Deus ordenou que seu povo comemorasse a Páscoa, para celebrar a grande libertação e o grande livramento que ele concedeu ao seu povo.

Vocês sabiam que hoje em dia, as pessoas podem ser escravas? O que escraviza a vida do ser humano é o pecado! O pecado nos afasta de Deus. Quando nos afastamos de Deus ficamos presos no engano de Satanás. Vocês podem me dizer quais atitudes que não agradam a Deus e nos tornam escravos de Satanás? (Deixe que as crianças mesmo falem: desobedecer, mentir, roubar, matar, não perdoar, odiar, brigar, enganar, são apenas alguns exemplos).

Quando não conhecemos a Jesus e nem sabemos que ele é o Filho de Deus o Salvador somos escravos do pecado e de suas consequências para a nossa vida.

Alguém aqui quer ser escravo, preso? Não? Nem eu! Mas, o que pode nos libertar da escravidão do pecado e de Satanás?

A resposta está na Bíblia Sagrada: Deus enviou o Salvador para nos libertar da escravidão do pecado. Quem é o Salvador? Acertou quem disse: Jesus Cristo! Jesus nasceu e veio ao mundo para nos salvar e para nos libertar! Ele curou muitas pessoas, fez muitos milagres, fez cegos envergarem, paralíticos andarem, até mesmo ressuscitou pessoas, o que demonstrou o seu grande poder. Mas, num dia, ele foi crucificado e morto pelas pessoas.

Jesus nunca pecou e nem havia feito algo errado. Ele foi morto para que eu e você pudéssemos ter a salvação e a vida eterna, a partir do momento em que crermos em Cristo.

Você pode estar se perguntando: por que Jesus teve que morrer? Deus nos ama de uma forma tão profunda que enviou Jesus para morrer numa cruz em nosso lugar, para que fôssemos perdoados.

Jesus morreu para salvar todas as pessoas, inclusive por todas as crianças. Jesus sofreu, sentiu dor e deu o seu sangue por nós: ele é o Cordeiro de Deus que tira os nossos pecados!

A partir do momento em que entendemos isto e reconhecemos de todo o nosso coração que Jesus é o nosso Salvador, ele passa a morar dentro de nós, somos perdoados e libertos da escravidão do pecado e do diabo!

Mas, a história não termina aqui… Tenho mais uma notícia maravilhosa para vocês: Jesus ressuscitou! E isso aconteceu no período em que os israelitas celebravam a Páscoa. Sendo assim, Cristo tornou-se a nossa Páscoa, pois nos salvou e nos libertou do pecado e da morte. Ele venceu a morte para que tivéssemos vida eterna e salvação através de sua morte e ressurreição.

Somos livres em Jesus por causa do sangue dele derramado na cruz por nós. Temos vida e salvação somente em Cristo. Isto é Páscoa! É a liberdade pelo sangue de Jesus.

Portanto, a Páscoa não é chocolate e nem coelho, mas a lembrança do sacrifício de Jesus na cruz, para nos perdoar e nos libertar!

Hoje, Jesus quer libertar as pessoas que estão presas. Hoje você, mesmo sendo criança, precisa reconhecer a Jesus como seu Salvador e deve pedir que ele lhe perdoe e purifique o seu coração. Você deseja tomar essa atitude? Vamos orar a Deus então.

Professor, ore com as crianças pedindo que o Espírito Santo converta a vida delas a Cristo e que elas decidam-se a seguir Jesus durante todos os dias de suas vidas.

 Encerre a lição com a seguinte dinâmica:

Faça um coração de TNT vermelho e tenha disponível uma bacia ou tigela com água. Pergunte aos seus alunos quais tipos de pecados elas conhecem e comece a escrever esses pecados com caneta-hidrocor no coração. Se elas ficarem tímidas no começo, você pode ir citando alguns exemplos, sempre fazendo com que elas entendam do que você está falando.

Quando o coração estiver todo sujo de pecados, pergunte o que pode limpar o coração: será que esses pecados podem sair?

Chame as crianças para se aproximarem da bacia e explique que o amor de Deus perdoa os nossos pecados e nos purifica de toda injustiça (I Jo 1: 9).

Quando você mergulhar o coração na água, todas as palavras vão saindo até que o coração volta a ficar limpo, como no início.

Finalize reforçando que Jesus pode perdoar os nossos pecados e purificar a nossa vida!

Por: Dsa. Claúdia Duarte

 

Sem comentários