Sola gratia: somente a graça

“Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.” João 1: 16.

Em que consiste a graça de Deus? A Bíblia Sagrada nos ensina que a graça divina é o seu favor imerecido sendo concedido para a humanidade. Neste mês em que estamos refletindo sobre os cinco pontos principais da Reforma Protestante, iremos meditar nesta semana sobre a graça de Deus, pois ela é um dos pontos bíblicos principais enfatizados pelos reformadores.

No artigo anterior, abordamos a importância da fé para a nossa justificação diante de Deus e para o perdão dos nossos pecados. E isso está profundamente relacionado à graça divina, pois somos justificados unicamente e apenas por causa da graça do Senhor, através da nossa fé em Cristo. Num mundo cada vez mais “carente de graça” é muito importante que eu e você saibamos e possamos reconhecer que a graça divina é o maior e melhor presente que o “Deus de toda a graça” (1 Pe 5: 10) poderia nos dar.  A Palavra de Deus é categórica ao ensinar que somos salvos não por nossos próprios méritos ou ações, mas sim pela graça. E isso é magnífico, pois a graça não depende do que fizemos por ou para Deus, porém, é o precioso presente que representa o que ele fez por cada um de nós. Ou seja, a salvação origina-se na graça de Deus, é realizada por meio também desta graça e concretiza-se na vida dos pecadores (como eu e você).

É pela graça que somos salvos, justificados, transformados e santificados em Cristo Jesus. Todos nós estávamos mortos em nossos pecados e erros. No entanto, Deus disponibilizou a salvação através do sacrifício de Jesus para toda a humanidade, por meio de sua infinita graça. Da mesma forma, é a graça que remove as nossas culpas diante do Senhor e a consequente punição do pecado, modifica o nosso interior, e gradativamente, purifica a nossa vida através da ação do Espírito Santo.

Ao reconhecermos o maravilhoso dom de Deus que é a sua graça ao pecador, tornamo-nos conscientes de que não temos o que oferecer a ele em troca de nossa salvação. Além disso, abrimos mão de qualquer orgulho ou arrogância, pois entendemos que não podemos cooperar com a nossa salvação de forma alguma, já que ela é o resultado da maravilhosa graça de Deus. E isso deve motivar cada um de nós a amá-lo, adorá-lo e servi-lo de todo o coração, alma e entendimento. Não existe problema, circunstância ou pecado capaz de nos afastar da graça do Senhor. Sendo assim, podemos agradecer ao Senhor e nos aproximar cada vez mais dele, pois é através de sua graça que somos alcançados pelo evangelho de Cristo. Jesus é presente de Deus para o ser humano. A salvação está profundamente relacionada ao que Cristo fez na cruz por nós: morrer pelos nossos pecados. Mas, isso é assunto para a próxima semana…

Finalizamos esta reflexão intercedendo ao “Deus de toda a graça” para que ele continue derramando “graça sobre graça” sobre a nossa vida e a de todos aqueles que confiam em Cristo e entregaram suas vidas a ele.

 

Sem comentários