Siga O Mestre

“Para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos.” 1 Pedro 2:21

O exemplo de que o autor fala é a respeito de ações práticas nas relações humanas, como submissão, respeito às autoridades, humildade etc. O significado da palavra exemplo no original grego é “caderno de alfabeto”, do qual os alunos copiavam traçando as linhas do original. Jesus, o Mestre, usou o exemplo pessoal para formar seus discípulos.

Deus nos chamou para pregarmos o evangelho, as boas novas de salvação, seguindo o exemplo de Jesus. Nosso desafio é, através de atitudes práticas, sermos exatamente como Ele foi. O Senhor quer que a nossa prática de vida reflita o Seu caráter – o modo pelo qual o mostramos ao mundo. Nosso estilo de vida, nossas ações e atitudes é que vão comunicar a presença de Deus ao mundo, e não a nossa pregação.

Em 1 Coríntios 10:31 lemos: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. Em outras palavras, podemos concluir que desde as coisas mais simples até as mais complexas, toda e qualquer ação na nossa vida deve ser feita para glorificar a Deus. Glorificar significa magnificar (ampliar), exaltar e louvar.

Mateus 5:16 diz: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus”. Isso significa que Deus está nos chamando para sermos Seus representantes aqui na Terra. Está nos chamando para que o nosso estilo de vida O mostre de maneira ampliada ao mundo.

Quando as nossas ações glorificam a Deus, nós então O definimos para o mundo. Mas é preciso lembrar que as nossas ações são resultantes daquilo que um dia Deus fez em nossa vida, e não da nossa bondade pessoal. Quem brilha é a luz e não a lâmpada! A vida de Deus é a luz que brilha em mim.

Nosso estilo de vida, que fala a respeito de nossas práticas e atitudes, tem 2 propósitos:

Refletir / Definir Deus no mundo.

Ajudar o mundo a encontrar Deus.

Deus nos chamou para anunciar Jesus ao mundo, e esta é a razão do nosso trabalho: através do nosso estilo de vida, reconciliar os homens com Deus através da obra salvadora de Cristo na cruz.

Fonte: Ronaldo Bezerra

Sem comentários