Sem mim nada podereis fazer

Todo nós temos sonhos à concretizar, alguns deles são maiores já outros são menores, mas o que importa afirmar é que os sonhos fazem parte da nossa vida. Dizem que “quem não sonha não vive”. Alguns dias atrás alguém me disse que “sonhar não custa nada”. Fiquei então refletindo naquela afirmação e em parte concordei, mas por outro lado fique imaginando: e quando os sonhos não fazem parte dos planos de Deus? Nesse mesmo instante me lembrei da História que está registrada no livro do Gênesis 11.1-9, a qual é um relato bíblico bastante conhecido e que conta a história da “torre de Babel”. Ao lembrarmos desse relato, na maioria das vezes pensamos em confusão, pois o nome “babel” está relacionado a tumulto, onde ninguém se entende e etc.

Entretanto existem algumas lições importantes e pouco divulgadas nesse texto da Bíblia Sagrada e que podem nos fazer refletir na vida em que escolhemos viver nesse mundo pós moderno e tão exigente. A primeira lição está registrada no v.4. “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”. Aqui podemos perceber que os desejos principais daqueles povos eram a fama, a grandeza, a soberba e a ostentação.

Quantas vezes somos impulsionados a pensar da mesma maneira hoje em dia, seja em qualquer atividade que nos propomos a realizar tudo tem ser grandioso, mega espetacular e temos que “virar literalmente celebridade”. Diferentemente do princípio bíblico que diz: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”. I Pedro 1.5.

A segunda lição é a rebelião daqueles povos contra Deus. Deus havia dado uma ordem para eles em Gênesis 9.7. Nessa passagem, Deus pede que os povos habitem a terra e se multipliquem a fim de dominar cada canto do globo terrestre. Desprezando a ordem divina aqueles homens não querem se espalham na terra e rejeitam a ordem do Criador. Estamos vivendo um período bem parecido como este, os filhos se rebelam contra os pais, contra os professores, o funcionário se rebela contra o patrão e muitos não querem mais se submeter à autoridade constituída. Esse negócio de “eu sou rebelde” faz tempo, trazendo para as famílias e relacionamentos um prejuízo incalculável. O princípio bíblico diz que quem ama a Deus lhe obedece.

A terceira e última lição nos mostra o quão frágil se torna um projeto ou sonho sem a aprovação divina. A torre de babel não estava sendo construída para a glória de Deus, mas sim para o engrandecimento do homem “… que o nosso nome seja famoso…”

O ser humano desde o éden possui o desejo de grandeza, a “serpente” quando estava dialogando com Eva diz à ela que se comesse o fruto da árvore que estava no meio do jardim ela seria igual a Deus. Portanto muitos dos projetos humanos estão carregados de mania de grandeza. Com relação a esse aspecto, podemos observar que o homem sempre tenta se auto promover, seja na área que for nós às vezes queremos ser iguais ou melhores que Deus. Quanta pretensão! Portanto o que podemos aprender com essa história, é que qualquer projeto ou sonho que não é para a glorificação do nome do Senhor Jesus Cristo, e que possui atitudes de rebeldia está fadado ao fracasso.

A torre de babel e todos os projetos daqueles povos foram desmantelados pelo próprio Deus, ensinando a nós o que está registrado em Provérbios. 19.21 “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Jesus também nos dá outra orientação em João 15.5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.

Que todos os nossos sonhos e projetos estejam de acordo com a vontade de Deus, só assim seremos mais do que vencedores!

Por: Pr. Fernando Duarte

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários