Seguindo os passos do Mestre

“Então Jesus disse: Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada. Tendo dito essas coisas, muitos creram nele. Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.” Jo 8: 28-31

Ao termos um encontro com Jesus Cristo, nunca mais somos os mesmos. Nossa vida é modificada, pois somos transformados pelo Espírito Santo para que possamos nos tornar cada vez mais semelhantes a Cristo. Dia após dia refletimos a glória do Senhor por meio de nossos pensamentos, de nossas atitudes, de nossas palavras. Tudo o que somos, pertence a Jesus, Senhor e Salvador da nossa vida. No decorrer dessa caminhada com Cristo, o nosso objetivo de vida é o de nos tornarmos discípulos dele. Mas, o que significa ser discípulo de Jesus? A palavra discípulo vem da palavra grega mathetes que traduzida para a nossa língua quer dizer “aprendiz”, ou seja, aquele que aprende com o seu mestre.

Em Jo 8: 31, Jesus falou sobre a importância de sermos seus discípulos, seus aprendizes, pois esse é o propósito de Deus para a nossa vida. Ao dedicarmos nossas vidas ao Salvador, estamos confirmando que o amamos, que estamos dispostos a seguí-lo e que desejamos aprender com ele, sermos seus discípulos.

Nos versículos seguintes, v. 31-36, Cristo vai mencionar algumas características do verdadeiro discípulo. Essas qualidades são fundamentais para todo aquele que deseja verdadeiramente ser discípulo do Mestre Jesus. Conforme o v. 30 o verdadeiro discípulo é aquele que crê em Cristo. Ou seja, para ser um discípulo de Jesus, é imprescindível que a minha fé e a minha confiança estejam firmadas dele. Mesmo em momentos de tribulação, de lutas, de lágrimas e de tristeza, o discípulo de Jesus permanece firme, porque é sustentado pela graça e pela misericórdia do Senhor.

Além disso, o verdadeiro discípulo de Jesus permanece em sua palavra (v. 31). O verbo traduzido nesse versículo por permanecer significa “basear”, “guardar” e “obedecer”. Significa a perseverança em crer e obedecer a Cristo. O verdadeiro discípulo é aquele que possui um compromisso com a Palavra de Deus, que por sua vez, deve ocupar sua mente, seu coração e também, sua afeição. O discípulo de Jesus honra, ama e confia na Palavra do Senhor (Jó 23:12). Ele não está sujeito aos “ventos de doutrina”, mas está alicerçado na Bíblia Sagrada. As Escrituras Sagradas são seu prazer, e nela o discípulo medita de dia e de noite (Sl 1: 2).

Finalmente, no versículo 32 podemos ler: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Libertará de que? Da escravidão do pecado. W. Hendriksen afirma: “A pessoa é livre quando o pecado não tem domínio sobre ela, e quando a palavra de Cristo domina seu coração e sua vida.” A liberdade espiritual está profundamente relacionada à escolha que a pessoa faz de não pecar (Rm 16: 17-19). Jesus é o único e verdadeiro autor da salvação e da libertação: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (v. 36). A conjunção SE deixa a responsabilidade para o ser humano decidir, mas a ação de libertação ou de “serem livres” pertence ao senhor Jesus. Dessa forma, todos os que são livres em Cristo se tornam filhos e herdeiros de Deus (Gl 4: 4-7).

Jesus nos convida para sermos seus discípulos. A grande pergunta é: estamos dispostos a seguirmos os passos do Mestre? Com toda a certeza, seguir Jesus é o nosso grande projeto de vida. Que possamos dedicar nossas vidas, nosso tempo e o que somos a sermos discípulos de Cristo por meio de sua graça e misericórdia!

Por: Dsa. Cláudia Duarte

Fonte: Sou da Promessa

            

Sem comentários