Reter da matéria? O que é isso?

Lei da Retenção. Esta lei concentra-se na arte e ciência de passar ao aluno o máximo de informação no mínimo de tempo, com o mínimo de esforço (do aluno) e com o máximo de retenção. A lei focaliza diretamente duas questões primordiais do relacionamento ensino-aprendizagem.

1- Eficácia – O professor está ensinando o conteúdo correto?

2- Eficiência – O professor está ensinando da maneira correta?

 

Dt. 6. 4-9

Você deseja ser um grande professor? Então ame a Deus de todo o seu coração. O conteúdo não devem estar só em suas anotações, mas também no seu coração. De acordo com as escrituras um bom ensino possuem dois alicerces: amar a Deus e conhecer o conteúdo.

 

Quatro maneiras de aplicar esses dois alicerces.

– Ensine: “Tu as inculcarás a teus filhos”. Ensino convencional. O ensinar é norteado pelo professor.

– Fale: “…delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”. O falar é norteado pelo aluno. Os professores eficientes costumam estimular a conversa com os alunos, pois assim podem compreender melhor as verdadeiras perguntas e dificuldades deles.

 – Lembrete pessoal: “também as atarás ( o conteúdo) como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os teus olhos”. É comum um sinal conter um bom montante de significado com apenas um pequeno item tangível. “isso será por sinal do voto…” ex. aliança

– Reconhecimento público: “E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. Propaganda passiva. Ex. outdoor. Temos de ter atitude concreta para fazer com que o conteúdo esteja legível, compreensível e visível. Focar a transferência do conteúdo, de coração para o coração deles. Essas inscrições de ensino devem ser especificamente colocadas em tua casa e nas tuas portas.

Os professores eficientes se utilizam de todos os níveis de ensino e a sala de aula é um reflexo disso. Lembre-se: Deus não enxerga o “ensino” simplesmente como aquilo que fazemos ao entrarmos na sala de aula. Ele ensina o tempo todo, através de todos os meios possíveis: diretos e indiretos.

A Bíblia é clara a respeito do que devemos passar adiante.  A verdade que conhecemos e amamos precisa ser de tal maneira comunicada, que nossos alunos a conheçam e amem também.

 

As máximas da Retenção

1 – A retenção dos fatos por parte do aluno é responsabilidade do professor.           Como professores devemos comunicar a lição de tal maneira, que os alunos a gravem.

2 – A retenção de fatos é eficaz apenas depois que os mesmos forem compreendidos.         Os professores precisam assegurar de que seus alunos compreendem o significado e a importância dos fatos ao invés de decora-los.

3 – A retenção aumenta à medida que o aluno reconhece a relevância do conteúdo.  Os alunos aprendem de forma mais rápida e profunda na proporção em que sentem que a matéria é importante e relevante para eles, no presente ou no futuro. Torne a matéria em algo vivo, não apenas em sua mente, mas também no coração e na mente deles.

4 – Para haver uma retenção o professor deverá concentrar-se nos fatos mais importantes. Precisa assumir a responsabilidade de separar o importante daquilo que é de menor valor. Precisamos nos tornar peneirados de informação para nossos alunos. (Bíblia).

5 – A retenção ordena os fatos de forma que sejam fáceis de memorizar. Sua meta é pegar a informação que está no seu banco de dados e transferi-las o mais rápido e eficazmente possível para o banco de dados deles.

6 – A retenção fortalece a memória de longo prazo através da constante revisão. Faça revisões em momentos diversos, e de formas diferenciadas, até que todos saibam a matéria.

7 – A retenção minimiza o tempo de memorização para maximizar o de aplicação. Temos de passar do conteúdo, da informação e do conhecimento para a prática, a aplicação e a sabedoria. Portanto, formate seu conteúdo de maneira a facilitar a compreensão e a memorização dele.

 

O Método Da Retenção

 

O método da retenção apresenta cinco estágios que capacitam as pessoas a ensinar dinamicamente, com resultados surpreendentes.

 

Primeiro estágio: material

Quanto melhor o material pesquisado, melhores as chances de que a aula tenha um forte impacto. O professor recolhe o material sobre o que vai ensinar, pesquisa para acumular informação.

Segundo estágio: Mínimo

Após acumular informações condense o conteúdo para determinar o mínimo priorizando de forma eficaz.

Terceiro estágio: mente fácil

Neste estágio é hora de fazer a transição do material para a mente dos alunos. É preciso escolher o método apropriado para transferi-la, com eficiência, à memória de longo prazo dos alunos. A ideia é levar o aluno a aprender de fato.

Quarto estágio: memorize

Nesse estágio solidifica a matéria na mente dos alunos. Como? Revisando. Pratica repetidas vezes até que todos compreendam. A meta é retirar conteúdo mente fácil da memória de curto prazo e transferi-lo a memoria de longo prazo.

Quinto estágio: mestria

Nesse estagio final, a intenção é conduzir os alunos da informação adquirida para a informação aplicada. A compreensão em profundidade implica em não ficar só num conhecimento superficial dos fatos, mas mostrar todo o significado e importância deles.

 

Maximizadores Da Retenção

Primeiro – represente os fatos com figuras.

As figuras são incrivelmente eficazes como alavancas sensoriais para a mente do aluno.

Segundo – conte os fatos com uma história.

As grandes famílias se reúnem para narrar histórias de gerações passadas, de forma a ensinar e estabelecer um modelo de traços de vida desejáveis.          Deus revelou sua verdade à humanidade na Bíblia, na sua maioria, através de historias. O próprio Jesus ensinava suas verdades através de parábolas.

Terceiro – associe os fatos com objetos e ações.

Deus se utilizou de objetos-símbolos, tais como o tabernáculo, a arca, a vara de Arão, as tábuas dos Dez mandamentos, e até mesmo a cruz como fixadores de conceitos.

Quarto – fixe os fatos utilizando-se de cenas dramáticas.

Este é um intenso elo de memória. A Bíblia está repleta de exemplos de cenas dramáticas para auxiliar a memoria. Ex. Jonas (grande peixe)

Quinto – destaque fatos através da música

Ex. Salmos

Sexto – resuma os fatos com gráficos e tabelas.

Para as pessoas que são norteadas pelo visual este é um elemento de memória.

 

Este artigo é totalmente baseado no Livro As 7 leis do Aprendizado, de Dr. Bruce Wilkinson da editora Betânia, o qual totalmente recomendamos a você que deseja se empenhar em dar o seu melhor nesta linda tarefa que Deus te deu.

 

Adaptado por Equipe Sou da Promessa

Fonte: Sou da Promessa

 

Sem comentários