Que tal uma Noite do Pijama? Muitas ideias pra você!

Bem ai vai uma dica se você quer aproveitar as férias prolongadas das crianças e fazer alguma atividade que primeiramente não exige tanto do orçamento e segundo algo que pode ser bem divertido afinal férias sem diversão não são férias.

Noite do Pijama!

Bem seja lá como a chamem aí na sua região, Festa do Pijama, Acampadentro ou outro nome criativo para quando as crianças dormem fora de casa, sem dúvidas é uma atividade bem divertida para ser feita no seu ministério.

Uma noite do pijama bem começa pensando o porque?

No ministério de Crianças fazemos esta atividade duas vezes por ano. Uma em janeiro outra em Novembro. Com a intenção de conectar líderes de Pequeno Grupo com as crianças fora do tradicional horário do domingo. Você pode aproveitar essas férias de Julho para fazer uma noite deliciosa.

Comunhão, Ensino e Muita diversão são alguns dos resultados que buscamos nesta atividade.

Tudo começa com um Planejamento

Planejar uma noite do pijama pode ser bem trabalhoso, mas também bem divertido se você  junto com sua equipe soltar a imaginação certamente grandes ideias podem surgir para a atividade.

No planejamento escolhemos as datas (verifique feriados prolongados, estações do ano e outras datas que estejam disponíveis no seu calendário).

Um tema ajuda a criar um fio condutor para as atividades da noite. Por exemplo se você que algo sobre Jesus meu super-herói.. então o tema poderá ser super-heróis, se você quer algo como Criação e descobertas sobre Deus, busque um Tema como “Dora a Exploradora” ou seus desenhos preferidos.

O Espaço. Certamente um espaço grande seria uma boa pedida, mas se você não tiver então adapte o espaço que você tem. Retire cadeiras ou mesas e deixe cobertores e travesseiros tomarem conta. Decore o espaço de maneira a deixar áreas livres para que eles possam pular e se movimentar sem derrubar algum objeto que fará você ter uma conversa com o pastor ou líder após a atividade. Decore com balões e faixas, se puder coloque uma iluminação diferenciada, tecidos e cobertores. Aproveite e arranje pantufas e pijamas infantis com estampas, afinal caracterização faz a noite ficar mais divertida.

Depois de definir um tema e o local chegou a hora de organizar os horários. Qual o horário de chegada das crianças? e a saída? Regularmente marcamos a noite do pijama no ministério para iniciar as 20:00h com termino as 8:00h do dia seguinte. Sei que pode parecer longo mas acreditem elas ficam acordadas , bem acordadas depois de tudo.

No programa deve conter horários para ensino, discussão em grupo, atividades motoras e de agilidade (isto mantém  a agitação necessária para que as crianças fiquem espertas e acordadas a noite inteira), lanche, vários lanches e atividades em grupo.

Num programa de Noite do Pijama deve-se prever atividades para a noite inteira, então nada de colocar no seu cronograma “A hora da soneca”, isto se ocorrer deixe acontecer de modo natural, afinal não são todos os pequenos que dormem ou querem dormir numa noite em que estão fora de casa, com seus amigos e cheio de atividades divertidas, porém se alguns principalmente os menores acabarem indo dormir, e isto é normal deixe-os descansar.

No momento do ensino varie para que as crianças não caiam no sono em plano sermão. Crie alguns roteiros dinâmicos onde as crianças são entrevistadas e podem participar enquanto aprendem. Crie momentos de louvor e oração em grupo e individual, afinal temos que cultivar um relacionamento delas com Deus.

Aproveite para criar atividades como desfiles de pijama, e apresentação de talentos.

Providencie gincanas e competições, dívida as crianças em times e faça um placar que ira durar toda noite, além de atividades que envolvam arte, raciocínio e movimentação como criação de torres de travesseiro entre outras atividades em grupos como cabo de guerra, corda, cobra cega etc.

Regularmente também se adiciona um filme para as crianças assistirem, porém não vá pensando que elas irão dormir, pois não vão, pelo menos comigo foi assim, assim que o filme acabou elas olharam para os voluntários com aquele rosto “o que vamos fazer agora?”  Bem seja sábio na escolha do filme, sei que é difícil achar filmes que não contenham cenas violentas e até mesmo obscenas em classificação livre, mas procure e você vai achar. Assista-o antes e tenha certeza da escolha para não ter surpresas durante a programação.

Você pode fazer como no cinema e servir pipoca com guloseimas e refrigerante/suco!

Vá a uma locadora e verifique os lançamentos da semana ou do mês. Cuidado com a qualidade do filme isso pode tirar

Lanches e Refeições. Imagine-se como uma criança o que você gostaria de comer numa noite em que seus pais não estariam? Brócolis e Cebola? Feijão? Resposta errada!

Vá para as pizzas lanches de metro, cachorro quente (cuidado com o tamanho), macarrão pode ser uma opção. Varie as bebidas, providencie sucos e refrigerante de modo equilibrado. Afinal você não quer crianças com dores de cabeça e desmaiando pela sala não é mesmo? Oriente os voluntários para servirem as crianças com água durante a noite, isto evita muitos problemas já que elas estarão se movimentando muito durante a noite. Doces são uma boa ideia, compre chocolates como os tradicionais biss® ou batom® m&m® e distribua como premiação ou simplesmente como uma gostosura para se comer durante a noite. Você pode criar uma caça aos doces como uma caça aos tesouros onde cada doce achado dá uma nova pista para o próximo.

Jogos e Brinquedos. Coloque alguns brinquedos como quebra cabeças, jogos de montar ou de tabuleiro. Twister® monopoly® lego® também são uma boa dica de jogo para este tipo de atividade. Crie atividades isoladas para pequenos grupos de crianças como competição de quebra cabeça, casa de lego ou outras com os jogos que você tem.

Além disso você pode criar pintura de unha para as meninas e criar pipas para os meninos. Um centro de arte com pintura colagem de desenhos, cartões e até criação de coroas e máscara também não são nada mal.

Veja a disponibilidade dos seus voluntários. Afinal eles vão girar a programação. Verifique se todos podem comparecer no dia marcado e se possível marque uma reunião de apresentação e treine-os afinal não são todos que já participaram de uma atividade dessas não é mesmo? Passe a visão do que você está propondo, apresente regras e orientações como vestimenta, regras do banheiro, brincadeiras e informações pertinentes.

Faça a divulgação! Ela ajudará ter um grande movimento na igreja como um todo. Divulgue durante a programação, os cultos e pendure cartazes! Seja criativo! Venda seu peixe!

Crie autorizações para as crianças informando dados para contato em caso de emergência e informações úteis como alergias e medicações. Caso for registrar o momento através de fotografia, filmagem ou qualquer outro meio de mídia, não se esqueça de especificar usos no formulário de autorização e pedir a devida autorização. Para as crianças crie uma lista com os itens que devem ou não trazer para a noite do pijama. Especifique coisas como cobertores, travesseiros, e oriente os pais a identificar os pertences das crianças, e oriente-os a não trazer itens de valor como mp3, celulares ou equipamentos caros. Crie uma inscrição para os voluntários e não esqueça de apresentar um campo para assinatura dos responsáveis no caso de um dos seus voluntários serem de menor.

Orçamento, tenha em mente gastos como alimentação, decoração e acessórios e suprimentos para a noite bem como transportes necessários. Cobre os valores na data da inscrição para não ter surpresas. Dos voluntários costumamos cobrar apenas gastos próprios como alimentação. Normalmente metade do valor total.

Procuramos algumas ideias e criamos uma galeria incrível para você: Confira:

Fonte: Como fazer festa de Pijama, Pintrest, Elo7, ministério das crianças hoje

Sem comentários