Quando um jovem cristão deve terminar um namoro?

Ter um namorado ou uma namorada é um desejo de 9 em cada 10 jovens cristãos. Todo mundo quer namorar, ter alguém para ficar de mãos dadas, passear, te acordar com mensagens carinhosas e tudo mais. Mas cada dia mais vemos jovens com namoros cheios de problemas ou jovens com namoros que não irão acabar bem. Então como saber quando um jovem cristão deve terminar um namoro?

Lembre-se que você está num site para jovens cristãos e por isso vamos levantar questões relacionados com o cristianismo. Tendo em vista isso, eu fiz dois tópicos de quando os jovens cristãos devem terminar o namoro. Talvez haja outras dezenas, mas por enquanto vamos focar nesses dois.

Quando o namoro não visa o casamento disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus 19:5,6

Deixe eu te falar uma coisa que talvez você não saiba ainda. O grande propósito do namoro é o casamento. Isso mesmo. Isso significa que se você está namorando só por namorar ou não pensa em casamento em curto/médio período de tempo, você está namorando pelos motivos errados. Pense em um namoro como um vestibular para o casamento. É no namoro que você vai conhecer mais a pessoa, descobrir suas qualidades e defeitos, verificar se seus sonhos e projetos estão alinhados, ver como vocês convivem juntos para aí então chegar ao casamento. Se você somente está namorando por namorar, então você só quer uma companhia e não ter responsabilidade. Você só quer aproveitar o tempo e curtir com alguém ao seu lado sem nenhum tipo de compromisso mais sério.

Um pensamento que o mundo está implantando na cabeça de muitos cristãos é que eles devem se casar somente após terem uma boa faculdade-pós-graduação, um bom emprego, uma renda legal e depois de morarem com essa pessoa por um bom tempo. Satanás não quer que você se case, porque ele odeia famílias. E a tendência é que se você namorar por muito tempo, o namoro irá ficar cada vez mais físico e as chances de vocês caírem em pecado (1 Coríntios 6:10) serão enormes.

Então se você, ou seu (sua) namorado (a) não vê o casamento como um lugar onde os dois devem estar daqui um tempo, então é melhor terminar esse namoro.

Quando o namoro está te atrasando espiritualmente

Há uma coisa que sempre preocupou nosso Deus. É o tal do “jugo desigual”.

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Amós 3:3

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

2 Coríntios 6:14

Como líder de jovens eu percebo muitos jovens entrando em relacionamentos com pessoas que não compartilham da mesma fé, ou que às vezes até compartilham, mas não levam a questão espiritual tão a sério quanto deveria (são cristãos frios). E isso é um problema. Se você está em um namoro e seu namorado (a) está atrasando você espiritualmente, fazendo coisas com as de baixo, ligue seu sinal de alerta porque esse seu namoro não está agradando a Deus.

– Ele ou ela não quer ir à igreja com você.

– Ele ou ela te encoraja sair do seu ministério.

– Ele ou ela faz planos com você no horário do culto.

– Ele ou ela vai à igreja com você simplesmente por obrigação.

– Ele ou ela cria problemas e questionamentos sobre sua fé.

– Ele ou ela incita (direta e indiretamente) você a pecar.

– Ele ou ela faz cara feia quando você os cobra sobre a igreja.

– Ele ou ela brigam e não falam com você quando você insiste no assunto.

– Ele ou ela vivem dizendo que você não precisa ir à igreja para ser um bom cristão.

O resultado disso é o esfriamento do jovem cristão. Quando ele menos percebe, ele está deixando de ir à igreja, saindo do seu ministério, deixando de orar e sentindo aquilo que uma vez ele já sentia.

Você leu nos versículos acima como essa questão é importante para Deus? Afinal de contas, se você namorar com uma pessoa dessas você está deixando seu Pai (que enviou Jesus para morrer na cruz por você) para trás.

Se você está nessa situação, então eu recomendo duas coisas:

  • Se você realmente gosta do seu namorado ou da sua namorada, explique para eles o quão importante é a fé na sua vida. Explique que você não se imagina longe da igreja ou longe de Deus e que essa é uma característica sua que você quer preservar. Quer crescer para Deus, entrar em um ministério e futuramente quer seus filhos nesse ambiente também. Se seu namorado aceitar isso e quiser viver essas coisas com você, então estabeleça um prazo e analise as atitudes dele para saber se ele realmente quer essas coisas também ou se está somente te enrolando.

  • Termine o namoro: Se você fez o primeiro passo ou se já de cara percebeu que sua namorada não vai fazer isso, então é melhor você ficar sozinho e esperar para uma pessoa mais apropriada que vai te levar para mais perto de Deus.

Eu te garanto que por melhor que seja seu relacionamento hoje, se Deus ainda não faz parte dele, você está numa enrascada. Como você está muito apaixonado (a), não está vendo isso ainda, mas você está na beira de um precipício.

Não esqueça de colocar sua vida e seu namoro em oração e pedir a opinião real de Deus sobre isso. Muitos jovens não conversam com Deus porque tem medo da resposta Dele.

Fonte: Guia para o Jovem Cristão

Sem comentários