Quando a igreja deixa de cumprir a missão?

Quando a igreja deixa de cumprir a missão? O texto a seguir pode nos ajudar a responder esta pergunta, visto que, nos apresenta duas situações envolvendo os discípulos de Jesus. Uma das situações envolve os três principais discípulos: Pedro, Tiago e João. Já a outra, tudo indica, está relacionada aos outros nove discípulos. A primeira acontece no alto de um monte; a segunda no pé do monte. Confiram:

No alto do monte

Certo dia, Jesus tomou três de seus discípulos e subiu com eles a um alto monte para orar. Enquanto Jesus orava, a aparência de seu rosto se transformou e foi então que apareceram Moisés e Elias. Eles passaram a conversar com Cristo sobre a sua morte, que estava próxima de cumprir-se.

Quando Moisés e Elias iam se retirando, os discípulos acordaram e ficaram apavorados. Diante disso, Pedro pediu para fazerem uma tenda para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. Enquanto ele falava, uma nuvem de glória os envolveu e dela, uma voz disse: “Este é o meu filho amado de quem me agrado. Ouçam-no!”. E, de repente não viram mais ninguém, somente Jesus.

Há algumas considerações a serem feitas aqui. Está claro que o propósito de Jesus ao levá-los para o alto do monte era revelar a sua glória divina a eles (cf. Mt. 16:28). No entanto, a reação de Pedro fugiu do script! Ele gostou tanto do que experimentou que sugeriu construir tendas para prolongar aquele momento. Pedro estava disposto a ficar ali curtindo a glória de Jesus!

No pé do monte

Jesus não deu atenção à sugestão egoísta de Pedro, afinal, o propósito já havia sido cumprido. Eles desceram do monte e encontraram uma multidão inquieta, os discípulos sendo afrontados por alguns mestres da lei e um homem com seu filho endemoninhado.

Jesus falou com o homem, depois repreendeu e expulsou o espírito imundo que estava no menino. Aquele pai pôde voltar para casa com seu filho liberto porque nenhum mal resiste à autoridade de Jesus! Mas, ainda havia algo a ser explicado: por que os discípulos não puderam expulsar aquele espírito maligno? Jesus explicou-lhes que aquele caso era um tipo de possessão fora do comum, e que exigia deles uma fé mais sólida, acompanhada de oração e jejum.

Tal passagem nos faz refletir sobre a nossa postura como igreja, frente aos desafios de nosso tempo. No alto do monte, vemos discípulos querendo mais da revelação da glória de Deus, porém, desinteressados pelos dilemas que perturbam os que estão “ao pé do monte”. E no pé do monte, vemos discípulos que embora dispostos a socorrer os desesperados, fracassam por faltar-lhes uma fé acompanhada da disciplina da oração e do jejum.

A igreja deixa de cumprir a sua missão quando ela se isola da sociedade a sua volta e ignora o fato de que, nesta sociedade existem pessoas que sofrem por causa do pecado, da opressão maligna, e precisam ouvir o evangelho e ser libertas por Cristo. Em contrapartida, a igreja também não cumpre a sua missão quando acha que os métodos pragmáticos do mercado da fé podem substituir a intimidade com o Senhor. Infelizmente, muitas igrejas têm falhado no cumprimento da missão, pois deixaram de orar, de jejuar, de consagrar-se a Deus, tornando-se assim, superficiais em sua espiritualidade.

Portanto, para que a igreja cumpra a sua missão, ela precisa primeiramente buscar o poder de Deus através da oração e do jejum. Feito isto, ela “desce do monte” e alcança a sociedade a fim de pregar o evangelho aos perdidos, de curar os feridos e de libertar os cativos e oprimidos pelo mal.

Por: Pr. Willian Freitas

Sem comentários