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Espirituais
“O maior segredo que um líder pode ter é uma vida espiritual tão extraordinária que cause vontade nos outros de imitá-lo” – Josué Campanhã.
A principal, primeira e mais importante parceria que o professor deve fazer é com o Espírito Santo, buscando seu direcionamento estando em total dependência e obediência a ele. É fundamental que o professor tenha na sua vida a prática devocional diária, com leitura e meditação da Palavra de Deus, de oração e consagração, para exercer influência na vida de seus alunos. (II Tm 3: 14)
É indispensável também o entrosamento e a comunhão entre professores, colaboradores, lideranças e pastores da igreja onde serve ao Senhor no ministério do ensino.
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Ter Amor Pelo Que Faz
O bom professor ama as crianças e o trabalho com elas, entendendo ser este o seu ministério. É um discipulador (Mt 28: 19). Ele demonstra esse amor no falar, no agir e, na dependência plena do Senhor, sabe sempre dar a orientação necessária, com sabedoria.
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Tem Convicção Sobre A Salvação Da Criança
Tem cada vez mais profunda convicção que os pequeninos podem receber o Evangelho e terem, assim, suas vidas transformadas. Está convicto que o quanto antes as crianças forem conduzidas a Cristo, melhor. (Pv 22: 6)
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Tem desejo de que seus alunos aprendam e tenham vidas transformadas.
“(…) a Bíblia existe não apenas para ser estudada, mas para transformar nossas vidas.” – Moody.
Esta verdade deve estar na mente e no coração do professor, que deve saber que “ouvir não é necessariamente aprender”. Sam Doherty nos ensina em seu livro “Os Princípios do Ensino” que o verdadeiro aprendizado deve sempre produzir algum tipo de mudança. A verdade precisa atingir a mente antes de tudo, mas precisa também afetar as emoções e a vontade. Tudo isso é possível apenas quando a verdade foi bem ensinada e adequadamente explicada.
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Tem desejo de se aperfeiçoar.
Procura fazer novos cursos. Busca inovar-se com criatividade, está sempre aberto à mudanças, pratica a leitura da Bíblia e outros bons livros. Sabe que precisa melhorar seu desempenho como professor.
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Tem desejo de preparar bem suas aulas (plano de aula).
O bom professor sabe que precisa gastar tempo suficiente antes da aula para ter certeza de que está bem preparado. Quanto mais você preparar-se, melhor será o seu ensino. Uma aula bem preparada, já é 90% dada. Benjamin Franklin disse: “Quem falha na preparação, prepara-se para falhar.”.
“Muita determinação é necessária para se dar duro na preparação de sua aula semanal. Essa é a característica crucial do ensino eficiente. Sem ela, você jamais terá êxito, independentemente de quão bom cristão você seja.”
Procure separar, se possível, um momento diário para preparar sua aula. É necessário que você conviva com a mensagem durante uma semana até que seu coração a compreenda. Se o seu coração não a compreender, seus alunos também não a compreenderão.
Encontrar a verdade principal ensinada pela passagem ou história que você irá ensinar, e que deseja que seus alunos compreendam.
Decidir como essa verdade pode ser aplicada na vida das crianças de sua sala.
Preparar a atividade para os alunos que reforçará a ideia central da lição. O lúdico – a brincadeira, o brinquedo e os jogos são valorizados como uma das principais atividades da criança para que ela aprenda.
Quanto aos materiais didáticos, devemos usar os editados pela IAP. Caso a faixa etária ainda não tenha a literatura própria é recomendado pelo DIJAP as Lições da Editora Cristã Evangélica.
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O professor precisa preparar seu material.
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