Preciso mesmo ir à igreja?

A igreja não morreu! Ao contrario do que alguns cristãos imaginam… Alguns podem dizer: “Por que eu deveria ir à igreja? Por que não posso simplesmente fazer devoções sozinho?”. A salvação é individual. A igreja não salva ninguém! Isso é bem verdade. E graças a Deus, a salvação não é coletiva. Paulo bem afirmou que “cada um” prestará contas “diante do tribunal de Deus” (1 Co 5.10), e é Jesus Cristo que perdoa pecados e nos salva (Ef 1.6-7; 2.8). No entanto, antes de rejeitar ou desprezar a igreja em sua vida, que tal ler o que Deus diz sobre ela?

Igreja, no sentido prático, é um grupo de pessoas que foram chamadas para sair do império das trevas e ir para o reino da luz (1 Pe 2.9). Jesus é o construtor dessa igreja (Mt 16.18). Ele afirma: não habito em templos feitos por mãos humanas (At 17.24). Jesus comprou essa igreja com seu próprio sangue, ou seja, comprou cada pessoa, incluindo eu e você (At 20.28; 1 Co 6.20).

Pode um cristão sobreviver isolado de uma igreja? Alguns não têm escolha, estão presos num leito de hospital, ou estão em um lugar onde não há igreja. E Deus realmente cuida de suas necessidades. Inclusive podem ir para o céu! Porém, embora seja tecnicamente possível viver a vida cristã isolada, certamente não é a norma. Quando você se torna cristão, você é chamado a um relacionamento com Deus (1 Co 1.9).

Deus valoriza devoções pessoais. Na verdade, ele mesmo nos ordena “orar sem cessar” (1 Ts 5.17); nos orienta a “orar a sós” (Mt 6.6). Mas “ir à igreja” é mais do que devoção pessoal. Ir à igreja é reunir-se em família, ou como o apóstolo Paulo descreveu em Rm 12.4-5, unir os membros de um corpo:

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros ( grifo nosso)

Cada cristão é um membro do corpo de Cristo, e cada membro tem talentos e ideias únicas. Compartilhar esses dons uns com os outros, como um corpo unificado, nos fortalece em nossa tarefa comum de glorificar a Deus. Todos os membros do corpo estão ligados e não exercem função, isoladamente. Isso se chama ministério mutuo: cada membro do corpo existindo para atender às necessidades de outros membros. 1 Co 12.21 expressa: O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!”. Nenhum cristão pode ser autossuficiente!

O escritor aos Hebreus, no cap. 10.25, adverte: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Esteja certo, na igreja você experimentará: comunhão (1 Co 12.26), adoração coletiva (Sl 34.3, Mt 18.20, Sl 133.3b), crescimento pessoal (Hb 10.24-25), edificação (Ef 5:19-21), ensino da palavra do Senhor (1 Co 14:26), ceia do Senhor (Lucas 22,19-20); enfim, tudo o que precisa para cumprir sua função como membro do corpo.

Reunir-se regularmente com outros cristãos é uma oportunidade de ser encorajado em sua caminhada diária com Cristo. Isolar-se do corpo de Cristo é perigoso, e não ir à igreja torna mais fácil o afastamento de Jesus. Faça como o salmista: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Sl 122.1). Se é preciso ir mesmo à igreja? Você faz parte dela e ela não se completa sem você!

Nunca deixe de congregar!

Fonte: Fesofap

Sem comentários