Precisa-se de construtores

Qualquer prédio ou casa que você vê na rua tem a marca do seu construtor. Antes de colocar tijolo sobre tijolo, a ideia foi formada na mente de alguém que sonhou com aquela construção. Construir não é apenas reunir tijolo, ferro, concreto e pedra e formar uma estrutura sobre um espaço físico.

Construir é traçar na mente um sonho que não existe e tornar concreta uma ideia abstrata. Ser um construtor é juntar elementos físicos sem vida e criar um espaço com razão de ser. Qualquer construção tem um pouco do “ser” do seu construtor.

As organizações têm algumas similaridades com o processo de construção. Muitas pessoas são agregadas às organizações. No entanto foi confiado aos líderes o cuidado e o desenvolvimento dessas pessoas.

Muitas dessas pessoas se tornarão elementos físicos soltos se não estiverem conectadas com outras pessoas para dar razão de ser à organizações. Essas pessoas não serão diferentes de tijolo, ferro, concreto e pedra se não forem aglutinadas para um objetivo. Se não fosse necessário a conexão das pessoas para se atingir um objetivo numa organização, elas poderiam ficar espalhadas e cada uma decidindo o que fazer.

Entretanto, isto não leva nenhuma organização a atingir seus objetivos. As pessoas que foram agregadas a uma organização, seja para um trabalho burocrático ou uma função estratégica, precisam se manter juntas, ter coisas em comum e serem unidas em torno de uma visão. A conexão das pessoas dá razão de ser às organizações. A isto podemos chamar equipes.

Antes que uma equipe exista, ela é projetada na mente de alguém que será o seu construtor. Líderes sonham com equipes e trabalham para tornar seu sonho concreto.

Só existem prédios porque construtores deram seu toque pessoal no tijolo, no concreto, na pedra e no ferro. Só existem organizações vivendo relacionamentos saudáveis através de equipes porque líderes decidiram se tornar construtores.

Construtores de equipes são líderes que se dispõem a “cuidar” de um pequeno grupo de pessoas dentro de uma organização. Precisam dar seu toque pessoal mentoreando e se reunindo com essas pessoas para criar uma rede de relacionamentos saudáveis. Não é um trabalho isolado ou personalista. É simplesmente investir nas pessoas para que uma visão se concretize.

Empreendedores existem para capacitar líderes que se tornem construtores de equipes. Construtores de equipes existem para edificar. Muitos líderes perderam a visão de capacitadores e se tornaram construtores de prédios ou perseguidores de metas. Por causa disto, muitas pessoas deixaram de ser capacitadas para se transformarem nos construtores de equipe que uma organização necessita. Precisa-se de mais construtores de equipes, que tenham sua visão voltada para as pessoas que lideram. Construtores de equipes focados em pessoas, são construtores de uma visão de futuro.

Fonte: Envisioar 

Sem comentários