Por que os Homens Não Lideram?

Um das reclamações constantes que as mulheres cristãs têm sobre seus maridos é que eles simplesmente não assumem a liderança em casa. A esposa tem uma certa expectativa de que o marido cristão conduzirá a família em oração, estudo da Bíblia e outras coisas “espirituais”, e o marido não está interessado. Qual é a causa desta renúncia? Por que os homens não conduzem suas esposas?

Bem, tenho certeza de que há muitas razões que nunca me ocorreram, mas em algumas eu pensei. Claro que alguns homens talvez sejam simplesmente preguiçosos. Mas, eu não estou falando sobre eles. Por que alguns dos outros homens, que parecem ser bastante capazes de liderar, deixam de tomar as rédeas em casa?

Eu acredito que uma das principais razões por que os homens não lideram seja esta: eles sabem muito bem que se alguma vez tentarem liderar haverá um grande confronto e eles simplesmente não estão preparados para isso. Eles preferem manter certa paz dentro de casa e serem acusados de serem líderes medíocres do que lidar com a “guerra” que resultaria se eles alguma vez tentassem liderar.

Alguns homens sabem que deveriam conduzir suas famílias, mas também sabem que se eles sequer tentassem começar algo, suas esposas seriam rápidas em tentar conduzir, rápidas em criticar e comparar, rápidas em fazer sugestões “úteis”, rápidas em se decepcionarem. Então simplesmente não vale a tentativa. E se eles tiveram sucesso em dizer para suas esposas para sentarem e ficarem quietas, então sentiriam como se estivessem sendo líderes medíocres por estarem insistindo em fazer as coisas ao seu próprio modo.

A ironia desta situação é que nem o marido nem a esposa estão contentes com ela. Quando a esposa força o marido a tomar as rédeas, ele é colocado numa situação impossível: se ele as toma, ele, na verdade, está seguindo-a; se ele não as toma, está sendo obstinado. E apesar da esposa estar forçando, ela odeia quando o marido cede. E ela odeia mais ainda quando ele começa a conduzir duma forma que não era o que ela queria. Apesar disto, o que ela realmente quer (embora ela talvez não entenda isto) é que ele seja uma rocha. Ela quer um homem que lhe diga para parar de forçar, um homem que a ame o bastante para insistir que ela fique quieta.

Minha opinião é que muitas das mulheres que desesperadamente querem liderança masculina em casa odiariam se isto acontecesse. Então, se você é uma daquelas esposas que querem que o marido comece a mostrar alguma liderança espiritual, comece a tentar segui-lo agora. E acompanhe-o quieta.

Fonte: Mulheres Piedosas

Confira também

Sem comentários