DINÂMICAS

Meus sentimentos

Objetivo: apresentação e entrosamento
Material papel, lápis de cor.
Desenvolvimento: cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.
Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.
Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho explicado-o.
O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando.
Pode-se também fazer um grupão onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.
Palavra de Deus: Fl. 1,3-11 SL 6.

FALAR PELAS COSTAS

Objetivo: Trabalhar a socialização entre os membros do grupo. Incentivar cada um a falar na vida uns dos outros. Despertar no grupo o desejo de usar seus dons e talentos para servir no Reino.
Material:Papel cartão; Caneta hidrocor; Fita crepe; Desenvolvimento:Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe; Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (com uma palavra apenas);
Exemplos:
Qualidade que você destaca nesta pessoa; Dom ou talentos que enxerga nesta pessoa; Você pode fazer outras perguntas (use a criatividade). Quando todos finalizarem, peça para que o grupo avaliem as respostas escritas nos cartões: concordam ou não? Acrescentaria algo? Destacaria algo em alguma outra pessoa do grupo?

O BOM DISCÍPULO

Objetivo: Reflexão sobre nossa atitude como discípulos.
Textos bases: Hebreus 13:17.
Material: Caneta e papel.
Desenvolvimento: Dê a cada participante caneta e papel;
Peça para que listem 5 características fundamentais de um bom discípulo;
Após todos concluírem, peça para que se deem nota em cada uma das características que listaram; Deixe que compartilhem, se quiserem, suas notas.
Reflexão: Será que temos sido bons discípulos? Temos colhido dos nossos discípulos o que plantamos em nossos discipuladores? Em Gálatas 6:7 diz: Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

SIGA A VOZ

Objetivo: Levar o grupo a refletir que nos dias de hoje ouvimos tantas “vozes” que muitas vezes esquecemos da de Deus.
Material: Um prêmio (Caixa de bombom, balas, pirulitos, etc.); 1 Bíblia; 1 venda para tapar os olhos.
Desenvolvimento: Coloque a Bíblia em um lugar em que seja possível encontrá-la, mas não de forma tão fácil; Escolha uma pessoa para ser vendada e guiada. Peça para que ela se retire do local para que seja possível combinar com os outros participantes a brincadeira;
Escolha uma pessoa para guiar, somente com a voz, aquela que será vendada até a Bíblia (esta fará o papel da voz de Deus); Todo os demais participantes, usando somente a voz, deverão guiar a pessoa vendada para caminhos que a distanciem da Bíblia;
Se a pessoa que representa a voz de Deus conseguir seu objetivo ganhará, junto com quem ela guiou, o prêmio. Caso contrário os outros ganharão.