Permanência no Senhor

 

Por Danúbia Guarnieri

 

“Eu sou a videira, vós os ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5)

 

1. O que significa permanecer no Senhor?

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”. Jo 15.2

Permanecer no Senhor significa dar frutos, e bons frutos, que são representados pelas nossas ações e palavras.

Alguns questionamentos devem ser levantados, tais como:

– minhas atitudes são de acordo com os padrões de Deus?

– no meu trabalho, na escola, as pessoas percebem a diferença que Jesus faz na minha vida?

– quando passo que perfume exalo?

– na minha casa, entre a minha família, que tipo de palavras uso? Como trato meus filhos, esposa, marido?

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl 5.22

Conhecemos a árvore pelo fruto! Se os frutos são bons, a árvores também é, mas se os frutos forem podres…há alguma bactéria, algum fungo na árvore.

A árvore que dá bons frutos, o Senhor poda, e podar muitas vezes significa passar por momentos difíceis, por situações dolorosas; Tiago 1.2 – 4 diz: Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

Quando Deus nos poda, é porque estamos dando frutos e Ele quer que sejamos cada vez mais parecidos com Ele, entretanto, se não dermos frutos, a bíblia afirma que: Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. (João 15:6)

O Senhor quer que permaneçamos Nele, sabe por quê?

 

2. Há promessa se permanecermos

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito Jo 15.7”.

Muitas vezes nós vamos para igreja na busca de respostas para problemas, direcionamento para questões difíceis, ou na busca de bênção material, emocional, financeira, enfim, vamos em busca de algo da parte de Deus.

É claro, que Ele tem bênçãos sem medidas para nos dar, entretanto, a palavra nos diz: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito Jo 15.7”.

Isso é uma promessa para nossas vidas, tudo o que quisermos será feito, a palavra do Senhor não se refere a algumas coisas, ou o que estiver em seu alcance, ou parte das coisas, mas a TUDO, Deus quer nossa felicidade, nossa paz, nossa alegria, nossa comunhão com Ele, Deus é fiel!. Mas essa promessa só é válida, o Senhor só nos dará algo, se estivermos nEle, juntos com Ele, permanecendo nEle.

A bíblia não diz: permanecerei em vocês e por isso permaneçam em mim, mas ao contrário; em Jo 15. 4, permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O primeiro passo deve ser dado por nós, rumo ao coração de Deus, rumo à permanência com o Senhor, e o resto (benção, respostas, direcionamentos) é conseqüência.

 

3. Conseqüência

Plenitude de Alegria: Jo 15.11 “Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”.

O Senhor pede para que permaneçamos nEle, tenhamos uma vida de retidão, de bons frutos, nos promete todas as bênçãos que pedirmos, sabe para que? Para nossa alegria completa!,

Deus que é misericordioso, amoroso, fiel, quer que desfrutemos do melhor dEle para nossas vidas, e para isso acontecer, é necessário tomarmos a decisão de PERMANECER NO SENHOR!

Que assim seja!

Confira também

Sem comentários