Passe o bem

Por Genilson Soares da Silva

Hoje cedo, fui deixar os meus óculos numa ótica do centro do lugar onde moro, para trocar as lentes – vou ver bem menos até amanhã à tarde. Na volta para o carro, um senhor, que se cobria com uma manta suja, me abordou assim: “o senhor tem uma moeda?” . Nessas horas, qual a reação padrão da gente? Sem sequer olhar para a cara do dito cujo, a gente avisa logo que está sem moeda. Tentei outra reação.

Parei para saber o nome dele, de onde era e desde quando vivia na rua. O nome dele? Vinícius. Tem cinquenta e um anos, dos quais quarenta vivendo na rua. Nasceu e viveu parte da sua vida em Porto Alegre. É torcedor do grêmio. Depois desse papo breve, quis saber dele porque queria tanto uma moeda. Queria tomar o café da manhã, quibe com ovo e gasosa de framboesa. De fato, não tinha moeda, mas tinha cartão. Utilizei-o para pagar o café dele. Deixei-o à mesa, feliz da vida.

Por que trato disso aqui desse jeito? É óbvio que não é para pagar de bom samaritano. Até porque estou ciente da fala de Jesus, que pede para a gente não chamar a atenção na hora de ajudar alguém, “que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita”. A razão é outra, tentar fazê-lo pensar numa questão: assim como você, não posso pagar um café da manhã todas as manhãs, mas será que não posso fazê-lo algumas manhãs?

Tenho feito para mim uma lista de coisas que quero fazer antes de morrer. Uma delas é fazer mais o bem sem olhar a quem, isto é, sem avaliar se a quem vale o meu bem. Quem me faz o mal não vale o meu bem, mas se achá-lo por aí, morto de fome ou de sede, com a ajuda de Deus, vou tentar ajudá-lo, dando-lhe algo para comer ou beber. E por falar em Deus, tenho dito o que disse Davi: “O Senhor me tem feito muito bem”.

E como o Senhor me tem feito o bem? Através de gente que acho ou que me acha nas minhas idas e vindas. Quando alguém me faz o bem é Deus me fazendo o bem. Deus, na maior parte das vezes, faz o bem pra gente através de gente. Mas surge agora uma questão: “Que darei ao Senhor, por todo os benefícios para comigo? Ah, já sei. Vou passar o bem que o Senhor me tem feito adiante, para quanta gente eu achar pela vida. Tamo junto nessa?

Comentários encerrados.