Para você, que é professor…

“(…) contaremos às gerações vindouras sobre os louvores do Senhor, seu poder e as maravilhas que tem feito (…) a fim de que pusessem sua confiança em Deus e não se esquecessem das suas obras, mas guardassem os seus mandamentos.” Salmos 78: 4 e 7.

Todos os anos, no dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. É muito importante que reconheçamos e valorizemos os professores (sejam os seculares ou os que ministram a Palavra de Deus), pois são eles que ensinam assuntos, conteúdos e temas muito importantes do ponto de vista da formação escolar dos alunos. E, também, em vários casos, são os professores que ensinam e aplicam valores e princípios que os alunos levarão consigo durante toda a sua vida, como no nosso caso, os professores que ensinam a Palavra de Deus. Sendo assim, podemos afirmar que o trabalho de um professor é indispensável, pois ele vai ajudar na formação intelectual e espiritual de um grande número de pessoas.

Além dos docentes que trabalham nas escolas, cursos, universidades e faculdades, também existem os professores que ensinam as Sagradas Escrituras nas escolas bíblicas que acontecem todas as semanas e que estão espalhadas por nosso país e também no exterior. De forma semelhante, temos os professores que ministram nos grupos de estudos bíblicos e os que lideram os Pequenos Grupos. Todas as semanas, com chuva ou com sol, diversos homens e mulheres estão junto a um grupo de alunos (às vezes numa sala de aula, às vezes num lugar improvisado, às vezes na residência de alguém) para ministrar os ensinamentos bíblicos para todo aquele que deseja conhecer mais sobre o evangelho de Cristo.

Estes professores também têm o propósito de ajudar as outras pessoas a crescerem na graça e no conhecimento do Senhor, através do estudo da Bíblia. É interessante observarmos que nem sempre tais homens e mulheres possuem uma formação didática e pedagógica oficial (como um curso de Licenciatura, por exemplo), mas tais professores reconhecem que foram chamados e vocacionados por Deus para exercerem esse ministério com excelência! Seja no caso do professor que ensina as crianças, ou os adolescentes, ou os jovens, ou ainda os adultos e a terceira idade, o fato é que o nosso Deus tem chamado e capacitado homens e mulheres para ensinar a Sua Palavra com entusiasmo, coragem, ousadia e sabedoria.

Como professores, precisamos compreender que cada um de nós que ensina a Palavra de Deus tem uma responsabilidade diante do Senhor. Não podemos esquecer que somos apenas instrumentos nas mãos de Cristo, que é o nosso grande exemplo de professor. Sendo assim, em nossos corações não podemos dar lugar para orgulho ou vaidade, mas precisamos cultivar a humildade de reconhecer que, na verdade, é Deus que age em nossas vidas, nos capacitando para ensinar. Tudo vem do Senhor e é a Ele quem dedicamos aquilo que somos e o que fazemos. É pela graça de Cristo que ensinamos! Por isso, devemos ensinar com a certeza de que Deus nos chamou para ministrar à sua poderosa Palavra a outros, e assim, fazer a diferença nesta geração. O Senhor deseja continuar usando a nossa vida como professor, como alguém que pode testemunhar (através de palavras e do exemplo) a respeito da salvação de Cristo Jesus e de como viver conforme a vontade de Deus. Da mesma forma, que através da nossa vida, do nosso exemplo e do nosso testemunho, as outras pessoas vejam o agir e o poder de Deus atuando em cada um de nós.

Certamente, ensinar os outros representa um grande desafio e uma grande responsabilidade. Entretanto, temos a certeza de que o Senhor nos chamou para esse ministério, sempre nos capacitando e nos concedendo a sabedoria necessária. Sendo assim, que sejamos inspirados pelo Espírito Santo a continuar fazendo diferença na vida dos nossos alunos, cumprindo dessa forma, o chamado de Deus para cada um de nós. A você, professor que ensina em seu trabalho secular ou na igreja, que Jesus (o Mestre por excelência) continue o abençoando, fortalecendo sua vida e lhe dando sabedoria para ensinar com o propósito sempre de glorificar a Deus! Feliz Dia do Professor!

No Senhor, em quem nosso trabalho como professor e nosso ministério de ensinar não é vão,

Professora Cláudia Duarte.

Sem comentários