Na revelação do Espírito Santo

“Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.” (1 Coríntios 2:10)

A grande necessidade nossa é sermos dirigidos espiritualmente na direção correta. Quando não há dúvida nossos passos são firmes e constantes.  Mas quem poderá entrar em nosso coração e ministrar tamanha certeza? Há um Ser no universo chamado Espírito Santo, cujo poder é ilimitado, que pode provocar uma mudança radical e ser como uma âncora em nossas vidas.

Ele é Todo-Poderoso como o Pai e o Filho Jesus. Ele também é Deus. O Anjo Gabriel revelou a Maria que Ele é altíssimo (infinitamente grande): “O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.” – Lucas 1.35.

O Espírito Santo é o único que penetra as profundezas espirituais de Deus e pode nos revelar esses mistérios: “Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.” – 1 Coríntios 2.10.

O Espírito Santo é o único que pode nos convencer do pecado, de alterar nosso comportamento e apontar para o destino final. As Palavras de Jesus foram: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” – João 16:8.

Ele mostra uma única direção da salvação que é Jesus, o Filho de Deus, que morreu e reviveu: “Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.” – João 16.14.

Quando descobrimos ainda, que Ele nos ama (Romanos15.30), nos ajuda na intercessão (Romanos 8.26 e 27), é a garantia da salvação (Efésios1.13 e 14), a testemunha da nossa ligação com Deus (Romanos 8.16), não queremos viver longe dEle. Desejamos ser um templo exclusivo deste maravilhoso sacerdote (1 Coríntios 6.19 e 20). E como um dos Seus nomes revela santidade, fazemos tudo para agradá-Lo, sem jamais entristecê-lo (Efésios 4.30).

Se fôssemos uma máquina, o Espírito Santo seria o combustível. Se fôssemos um jardim, o Espírito Santo seria o perfume das flores. Se fôssemos o céu o Espírito Santo seria o brilho dos astros. Mas somos humanos. Então Ele é a inspiração e a força das nossas vidas. Aquele que nos consola carinhosamente, que retira os espinhos, que aponta os defeitos, que concede estratégias especiais para escaparmos das ciladas malignas, que nos dá força para fazermos as obras divinas, que nos aponta a vida eterna, e que nos põe definitivamente nos braços de Jesus.

Por: Pr. Elias Ferreira Alves

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários