Minha oferta, minha VIDA!

A história de Caim e Abel é rica em detalhes. Tem muito a nos ensinar sobre a maneira correta de nos aproximarmos do Senhor. Entre os teólogos, o debate é grande para saber o que fez com que Deus aceitasse a oferta de Abel, e rejeitasse a de Caim. Alguns tentam explicar que Deus aceitou a oferta de Abel porque esta envolvia “derramamento de sangue” e a de Caim não. Parece um ponto de vista um tanto quanto forçado, visto que as leis referentes a ofertas não haviam sido normatizadas. Prefiro pensar que o que estava em questão no texto era a atitude do coração dos adoradores. As intenções de Caim eram más enquanto as de Abel, boa. Pelo menos é isso que transparece o versículo.

 O problema não foi o que eles ofertaram mais a atitude com que o fizeram! Tanto a oferta de animais como a oferta de frutos da terra, que como citado não haviam sido normatizadas, eram aceitas por Deus! Observe que na sentença de aprovação e reprovação de Deus, nos versículos 4 e 5 de Gênesis capítulo 4, os nomes dos ofertantes aparecem antes das referências à suas ofertas. Deus está “mais interessado” na pessoa do ofertante do que no tipo da sua oferta.

Mas, deixando de lado isso, preste atenção nos detalhes fornecidos pelo autor sagrado no que diz respeito às ofertas de Caim e de Abel. Primeiro Caim. A Bíblia não diz que ele pegou as “primícias dos frutos da terra”, ou seja, os primeiros e melhores frutos. Ela diz: Caim pegou alguns produtos da terra (Gn 4:3). Não estamos querendo dizer que os frutos de Caim eram ruins, mas, “talvez”, entenda bem, “talvez” não fossem os melhores.  Isso, por si só, não desqualifica sua oferta, afinal, não havia uma regra que dizia que o Senhor aceitava apenas as “primícias dos frutos da terra”. Mas agora vejamos Abel.

Partindo do mesmo princípio mencionado acima, não existia nenhuma regra que dizia que o Senhor só aceitava os “primogênitos das ovelhas”. Entretanto, observe o diferencial em Abel, que por sua vez pegou o primeiro carneirinho (…) e ofereceu as melhores partes ao Senhor (Gn 4:3-4).  Aquele que tem atitudes internas corretas, sempre oferecerá o seu melhor ao Senhor, e essa oferta com certeza O agradará! A Bíblia diz: O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta (Gn 4:4-5). Seja você esse adorador! Esforce-se ao máximo para ter uma vida que O agrade. E, com toda certeza, a sua oferta, como fruto de uma vida dedicada a Ele, será aceita.

Fonte: Além Blog

Sem comentários