Mantenham cheias

(Mateus 25.1-11)

Em Israel havia o costume de escolherem moças virgens para serem damas de honra nos casamentos. Não eram crianças as escolhidas. As jovens deveriam estar preparadas para acompanhar o noivo em qualquer momento, quando este se dirigiria ao local do casamento. Normalmente, era de surpresa que o noivo chegava para dar um ar de suspense à cerimônia.

O reino de Deus pode ser comparado à história das damas de honra de um casamento, que pegaram suas lamparinas de óleo, foram a uma festa de casamento e ficaram a espera do noivo. Cinco jovens eram descuidadas e outras cinco eram prudentes. As descuidadas pegaram as lamparinas, mas não levaram óleo de reserva para alimentá-las. As prudentes, no entanto, além das lamparinas levaram também, reservas de óleo.

Ah! Como o descuido, a displicência, a indiferença prejudicam as pessoas!

Um suspense empolgante… O noivo propositadamente tardou a chegar. As moças sentiram um sono profundo e adormeceram. No meio da noite, ouviu-se um aviso. “O noivo está chegando! Saiam, para recebê-lo com júbilo e vestes festivas”.

As moças se levantaram e preparam as lamparinas. As jovens descuidadas pediram as prudentes. Deem-nos um pouco de óleo. Desesperadas suplicaram: “Nossas lamparinas estão se apagando.” As jovens prudentes, porém, responderam: “Não temos o suficiente para nós e vocês. Se dermos do nosso óleo, as lâmpadas de todas vão apagar. É preferível que vocês vão comprá-lo”.

Mas enquanto elas foram o noivo chegou. Havia sorrisos no ar, vestes resplandecentes brilharam na escuridão, muita música e passos de dança acompanhavam o cortejo. As damas de honra que estavam preparadas entraram para o salão da festa de casamento. Em seguida, a porta do salão, onde se realizava a festa, foi fechada.

Mais tarde, chegaram as outras jovens e disseram: “Senhor, deixe-nos entrar”, mas de dentro o noivo respondeu: “Não sei quem são vocês”.

Jesus então concluiu: Com vocês podem acontecer o mesmo. Fiquem, pois, preparados (Com a fé acesa cheia da presença do Espírito Santo, e o coração cheio de amor por Deus) porque vocês também não sabem, nem o dia e nem a hora que voltarei.

Diga não à situação da lâmpada vazia de Deus e cheia de indiferença, de amargura, de ressentimentos, de murmurações, de complexos interiores, de falta de perdão, de periferia da Fé…

O Senhor deseja que na sua lamparina tenha o óleo do Espírito Santo. Você é um vaso especial de Deus que deve conter sempre de forma transbordante o óleo da fé, da confiança, da Fidelidade, do compromisso, da esperança…

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários