Líderes que influenciam! Ou que são influenciados?

Uma posição ou cargo de liderança exige sempre tomada de decisões.

Tais decisões, de modo geral, são baseadas em experiências pessoais e profissionais, estudos e aprendizados, princípios e convicções. Mas também podem ser influenciadas pela pressão popular e política.

Algumas decisões são cruciais e extremamente importantes para a continuidade e o bem estar de uma atividade econômica, religiosa, conjugal, pessoal e profissional.

Muitos de nós ocupamos ou ocuparemos cargos de liderança ao longo de nossas vidas, como por exemplo: em uma empresa, na igreja, na família, nos estudos, etc. Quando nos for exigida tomada de decisão, qual é ou será a nossa atitude. Será fundamentada em princípios cristãos, éticos e morais, segundo a Lei de Deus e dos homens? Ou nos deixamos influenciar pela pressão popular e política, ou seja, “querer agradar a todos” e com isso obter vantagens pessoais?

Encontramos na Palavra de Deus, dois líderes que tiveram que tomar, a meu ver, a mais importante e crucial decisão da história. Refiro-me a Pôncio Pilatos e Herodes. Estes eram governadores da província romana; Pôncio Pilatos julgava questões relacionadas a impostos e rebeliões armadas contra Roma; Herodes era submisso à Pôncio Pilatos e julgava problemas que envolvessem a religião e a lei dos judeus. Foi-lhes levado Jesus, acusado de alegar falsamente ser o “rei dos judeus”.

Eles tinham a convicção de que Jesus não tinha nenhuma culpa digna de morte, porém se deixaram levar pela pressão social e política, tomaram a decisão errada, e condenaram Jesus a morte. Embora este fosse o plano de salvação – que o Filho do homem deveria morrer devido ao pecado da humanidade e para que esta fosse transformada pelo poder da Graça de Deus – não deixa de nos trazer uma lição.

Como líderes de algum departamento religioso, profissional ou até mesmo familiar, devemos nos preparar, buscar conhecimento, orar e estudar a Palavra de Deus, para que, quando nos for exigida tomada de decisões, não nos deixemos influenciar com a pressão popular ou política, mas como conhecedores da Verdade e com caráter cristão, basearmos nossas decisões em princípios bíblicos, éticos e morais.

Por: Elias Ferreira Diogo

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários