Ideia para o dia da Bíblia: Teatro A importância da Bíblia

Cena 1 – Patricinha :Entra com sacolas, falando no celular. Experimenta uma blusa (coloca na frente do corpo) e senta na cadeira e começa a se maquiar.

Bíblia – Ei. Psiu! Olha um pouquinho para mim também!

Patricinha – Quem está falando? Será que eu estou ficando doida?

Bíblia – Sou eu! Sua bíblia! (triste) Faz tempo que ninguém me pega pra ler. Nem medita nas minhas palavras. Faz tempo que você não se preocupa comigo. Posso te ensinar tantas coisas. A ter um crescimento espiritual, a ter uma vida melhor

Patricinha – Ah! Que pena! Isso seria ótimo! Mas agora eu não posso. Eu estou indo ao shopping com minhas amigas e não posso deixá-las esperando. Mas olha, eu vou deixar você aqui na estante (arruma a bíblia no lugar) junto com os outros livros, por que a noite eu vou receber visitas e quero esse lugar livre e arrumado. Mas não se preocupe outro dia, outra hora eu tenho um tempinho pra você. Tchauzinho.

Cena 2 – Estudante: Entra cheio de cadernos nas mãos.

Estudante – Estudar, estudar, estudar… (senta e começa a ler os livros e escrever)

Bíblia – Ei! Eu quero ser lida por você também

Estudante – Que é isso! Quem está falando?!

Bíblia – Sou eu, a Bíblia! Não aguento mais ficar aqui imprensada entre esses livros sem que seja usada de uma forma correta! Não é para isso que eu existo Eu posso lhe proporcionar alegria e muitas outras coisas.

Estudante – É verdade, bíblia. Eu ouvi dizer na igreja que você é muito importante e também tem muitos ensinamentos. Mas eu tenho um montão de trabalhos para fazer e ainda tenho que estudar para as provas. Talvez… talvez se eu não tiver aula qualquer dia desses eu lerei você um pouco, tá bom? Por enquanto eu vou deixar você aqui bem guardada para eu não esquecer. Ah! Se eu for domingo à igreja eu levo você comigo, tá bom? Atchimmm!!

Cena 3 – Mãe

Mãe – Meu Deus. Que dia! Eu bem que precisava de alguém pra me ajudar! Mal estou dando conta dos fazeres de casa e meus filhos tão ficando cada vez mais rebelde…Não sei mais o que fazer!

Bíblia – Eu posso e quero te ajudá-la!

Mãe – O que? Mas será possível? A bíblia falando? Não consigo acreditar!

Bíblia – Sou eu mesma! Eu posso e quero ajudá-la! Leia e medite em minhas palavras e encontrará conselhos e orientações para educação de seus filhos e harmonia entre seus familiares.

Mãe – Mas minha amiga, isso é muito bom! Sabe quem vai dirigi o culto hoje à noite?

Hã hã! Euzinha mesmo. Eu preciso de um versículo para o devocional.

Hum deixa eu ver….Ah! Ah! Ah! Aqui! Hã! Hum…Prontinho! Achei! Espero que gostem do versículo que escolhi.

Bíblia – Ei, Ei!

Mãe – pois não?

Bíblia – Não vai me ler antes do culto?

Mãe – Não , não! Já vou ter que ler na frente de todo mundo. Preciso buscar meus filhos na escola. Me ajuda, né?! Por favor!

Cena 4 – Garoto(a) adolescente – entra com fone de ouvido curtindo um rap gospel

Garoto(a) – Cadê minha bíblia, hein? Será que alguém teve a ousadia, a infelicidade de jogar minha bíblia fora?

Bíblia – Óh! Eu to aqui! Ainda bem que alguém me procurou e se lembrou de mim! Yessssssss!!

Garoto(a) – Menina! Semana passada o pastor falou que a bíblia fala aos nossos corações. Tá falando! Sabe, amanhã vai ter um concurso na minha igreja e o prêmio é para quem levar uma bíblia.

Bíblia (olha espantada!) Ainda bem que finalmente eu vou a igreja! (corre pra abraçar o garoto)

Garoto(a) – Nããão! Nããão! Ó o seu tamanho ó! (mede abrindo os braços) Eu quero uma bíblia bem pequenininha, pra caber no meu bolo. Sabe como é, né? Depois do culto tem os amigos, as festas e ela tem que ficar escondidinha.

(encontra a bíblia pequenininha e sai)

Cena 5 – Moça chorando

Moça – Por quê? Minha vida é um fracasso! Há tantos problemas que eu enfrento, estou doente, tenho poucos amigos, ninguém me acompanha no twitter, Facebook, me sinto só e desamparada

Bíblia – lembre-se de mim!

Moça – Quem está falando? Será que eu enlouqueci? Era só o que faltava.

Bíblia – Sou eu, a bíblia! Eu posso lhe ajudar na dor, posso ser seu alento e conforto.

Moça – Já ouvi falar de você…traz conforto nas horas difíceis. Deixa eu só ler um versículo aqui rapidinho, e já vou fazer uma oraçãozinha e vou ver se serve comigo também

Bíblia – Não! Eu não devo ser lida desse jeito! Será que dá pra aprender alguma lição me lendo dessa forma?

Moça – Chega, chega. Estou com tantos problemas pra ficar aqui parada, lendo. Só me faltava mais essa!

Cena 6 – Pastor

PASTOR:  (Entra cantando um louvor)- Eu anotei todos os textos da pregação do Pastor Jayme e vou meditar nesta palavra,  e o Senhor irá falar ao meu coração,  aleluia!

BÍBLIA:  (Bíblia toda feliz) Finalmente alguém vai me ler.

PASTOR:   Bíbliaaaaaa (Vai de encontro à bíblia em câmera lenta e dança com ela enquanto alguém faz um som de teclado para o encontro emocionante entre o pastor e a bíblia).

BÍBLIA:   finalmente alguém vai me ler aqui, alguém que se interesse pelas minhas palavras.

PASTOR:   Com certeza, você é muito importante na minha vida. Sem você eu não poderia conhecer a Deus e os seus planos para a minha vida.

BÍBLIA:   É, mas nem todos pensam como você,  o que é que eu faço?

BÍBLIA:   Elas não me leem.

PASTOR: Não te leem?

BÍBLIA: Elas me deixam enfeitando o quarto e a sala.

PASTOR: O quarto e a sala?

BÍBLIA: Cheia de Poeira.

PASTOR: Isso não pode ficar assim,  bíblia.

BÍBLIA:   Não,  por que o próprio Deus quer participar da vida dos seus filhos.

PASTOR: É realmente, eu tenho que fazer alguma coisa. Já sei bíblia eu vou chamar alguns irmãos da minha igreja e eu vou apresentar você a eles. Eu sei que você vai falar ao coração deles, não é mesmo?

BÍBLIA: (Feliz) Sim sim.

Todos: (Entram em cena conversando e o pastor chamando)

PASTOR: Irmãos, irmão venham. Olha é o seguinte, essa é a bíblia e eu quero compartilhar com vocês as bênçãos que eu tenho recebido através da leitura da Palavra do Senhor e eu sei que o Senhor vai tocar no coração de vocês. Amém?  Vejam o que a bíblia é para a minha vida:

Narrador: A Palavra de Deus é mel, quão doces são as tuas palavras ao meu paladar. Tão doce quanto o mel à minha boca. A Palavra de Deus é luz, lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. A Palavra de Deus é espada, a palavra de Deus é afiada e mais penetrante do que espada de dois gumes. A Palavra de Deus é água, a tua palavra é pura como a água e purifica a minha vida só pela palavra.

Patricinha:   Poxa me sinto tão envergonhada por deixar a leitura da bíblia em segundo lugar. Deve ser por isso que sou tão fraca espiritualmente,  mas também sei que estarei firmada sobre a sua palavra até que eu possa crescer.

Garota(o): Ah,  se eu pudesse voltar atrás no tempo,  tudo seria tão diferente,  além de eu edificar a minha vida poderia edificar outras vidas também.

Estudante: Eu aprendi que a bíblia diz que tem tempo pra todas as coisas, e ela foi feita para ser meu instrumento e o meu guia.

Mãe: Eu aprendi, que se eu lesse mais a bíblia, os meus docinhos de rapadura não seria tão danado não.

Moça chorando:   E eu como jovem aprendi que devemos viver segundo a palavra de Deus sem nos desviarmos dela, pois ela é o nosso escudo,  espada e a fonte para as nossas vidas.

Todos: LEIAM A BÍBLIA!

Fonte: Teatro cristão

Sem comentários