É Tempo De Tristezas

Texto Base: João 16:20-22 v.20“Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.

A cada dia estamos sujeitos a receber notícias que podem nos entristecer. Por mais forte que possamos ser não estamos isentos do choro. Um casamento desfeito, um filho nas drogas, a perda de um emprego, uma dívida inesperada, uma doença grave, a morte de alguém que amamos. A notícia chega e as lágrimas começam a cair. São nesses momentos que nos sentimos desanimados, por diversas vezes somos rejeitados, traídos por quem amamos, a angústia e a tristeza invadem o coração e assim ficamos sem forças para continuar. Olhamos à nossa volta e vemos as pessoas sorrindo, se alegrando, tudo esta dando certo para os outros, mas parece que a tristeza e as lágrimas insistem em bater apenas em nossa porta.

Certa vez Jesus olhou para os seus discípulos e disse: “20.Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria”. Esse texto faz parte das últimas instruções de Jesus para os seus discípulos. Jesus estava avisando que eles teriam que enfrentar situações de choro e lamento. Jesus disse: “agora é hora de tristeza para vocês” (v.22b), da boca do Mestre os discípulos haviam recebido uma triste notícia: “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco” (Jo 13:33). Que momento triste para eles! O Messias que eles tanto amavam, não estaria mais com eles.

E como seria a vida longe do Mestre? O que fazer sem a proteção e a provisão do Senhor? Essa foi uma notícia triste e difícil de aceitar. Com certeza aquele momento seria de tristeza para eles. Mas Jesus, vendo a tristeza do coração dos seus discípulos ele continua suas últimas instruções com uma palavra de esperança para eles dizendo: “Não se preocupem, eu vou, mas voltarei para buscá-los.”

Estou indo preparar um lugar para vocês, para que onde eu estiver, estejais vós também… Não vos deixarei sozinhos, pedirei ao Pai, e ele enviará à vocês outro consolador (Espírito Santo), para que estejam com vocês para sempre…Não vou abandoná-los, voltarei para ficar com vocês” (Jo 14:1,3,16,18).

Eles sabiam que Jesus nunca os abandonaria e creram nas promessas de Jesus. Pela fé nas palavras de Jesus, eles experimentaram o cuidado de Deus, e conseguiram enfrentar todo tipo de tristezas neste mundo, e pelo poder do Espírito Santo venceram.

Se você é um discípulo do Senhor Jesus, e tem passado momentos de tristezas, lembre-se que o Espírito Santo está ao seu lado para te consolar e te ajudar a prosseguir.

Ele te guiará em todos os seus caminhos a ponto de você dizer como Paulo: “aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso Naquele que me fortalece”. (Fl 4:11b-13)

Não se esqueça das palavras de Jesus: “…agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria” (Jo 16:22b).

Diante das tristezas não desista da fé em Cristo, não perca as esperanças, seja perseverante. As aflições deste mundo, não podem ser comparadas com a glória que um dia há de ser revelada em nós. Hoje você pode estar enfrentando um tempo de tristezas, mas lembre-se que “Aquele que vencer será igualmente vestido de branco, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida” Apocalipse 3:5.

 

Por: Miss. Erik Teruel

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários