É Inútil Levantar Cedo!

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.2).

Viver cansado é a condição de muitos em nossos dias. Essa condição tem deixado de ser temporária e tornado-se permanente.

O cansaço pode ser definido como escassez ou a falta de energia para se viver. Ou seja, uma pessoa cansada recebe uma carga insuficiente de energia para as demandas da sua vida cotidiana. Imagine a sua casa; às vezes, o disjuntor não desarma? Geralmente quando o disjuntor desarma é sinal de que a energia gasta na casa está acima da energia que entra.

O Salmo 6 e o 127 descreve a oração de uma pessoa cansada. O cansado é alguém carregando uma carga a mais do que pode sustentar nos ombros. A energia que entra, em sua vida sendo ela física, emocional ou espiritual, é menor que a precisa para continuar vivendo. Na matemática do cansado, a força de Deus sobre a sua vida é menor do que as dificuldades experimentadas. À beira da exaustão, do colapso e do desfalecimento, o cansado se acha sem forças para resistir (Salmo 6.6-7).

A palavra descanso não significa dormir, ficar ocioso, procrastinar todas as coisas, se atrasar para seus compromissos. O descanso de que Deus fala é daquele que nos leva a uma postura de confiança na Palavra de Deus, em Seu caráter e fidelidade

O Salmo 127 refere-se às atitudes e ao comportamento de cada um de nós. Que muitas das vezes envolvidos com as correrias e lutas de cada dia, todo o tempo nos parece pouco. Por conta dessa correria nos esquecemos de Deus e acabamos agimos como se tudo dependesse somente do nosso esforço. Não há espaço para a alma respirar fundo, em oração, e muito menos para a leitura da Palavra de Deus. E ainda nos perguntamos porque cada vez mais não encontramos sentido para a vida, menos alegria e satisfação.

Veja o que diz o salmista: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Ou “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. “ (Salmo 127.2). Em outras palavras: não adianta trabalhar duro, fazer hora extra, se estressar, dormir pouco para ganhar o pão de cada dia, que aqui é chamado de pão das dores, porque aos amados de Deus, Ele providencia o sustento enquanto eles dormem.

Como assim? Quer dizer que Deus incentiva a preguiça? Uma vida como dizem hoje “pela fé!” Ou seja, pela fé no trabalho dos outros. Não, não é isso, o quer dizer. O que a palavra ensina é que qualquer que seja seu trabalho, se Deus não estiver no comando, no centro, será apenas uma forma duríssima de ganhar a vida, o que levará a um cansaço físico e emocional e que gerará um cansaço espiritual que resultará no afastamento da presença de Deus.

Imaginemos um barco com um remo de cada lado: um deles chama-se trabalho, e o outro, oração. Remando só com o trabalho, o barco vai girar até nos deixar tontos, e não irá avançar. Mas com a ajuda do remo da oração, o barco da vida se equilibra, ganha impulso e o rumo certo para um alvo definido.

Na passagem da multiplicação dos pães e peixes nós vemos o milagre acontecendo aos poucos, na medida em que os discípulos distribuíam o alimento o povo se alimentando. Em nossa vida não é muito diferente, o milagre a providencia vai acontecendo na medida em que trabalhamos, planejamos e colocamos em prática depois de ter apresentado a Deus. As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. “Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. “ (Provérbios 16 1-3). Se não colocarmos Deus em primeiro lugar vamos acabar nos matando de trabalhar e não vamos a lugar nenhum. Veja o que aconteceu com o povo no tempo do profeta Ageu 1-6: Vocês semearam muitas sementes, mas colheram pouco; têm comida, mas não é suficiente para matar a fome; têm vinho, mas não dá para ficarem bêbados; têm roupas, porém elas não chegam para os proteger do frio; e o salário que o trabalhador recebe não dá para viver.

Se Deus não for o centro todo o esforço é inútil. Não é pela força nem pelo teu poder que tu triunfarás, mas pelo meu espírito, diz o Senhor todo-poderoso. Zacarias 4:6

Deus usa formas absolutamente inusitadas para cumprir Sua palavra em nossas vidas, por isso não se preocupe com a falta de boas perspectivas. Ele fez corvos alimentarem Elias com carne, fez o Mar Vermelho se abrir para Seu povo atravessar a pés enxutos e depois fechou suas águas sobre os inimigos de Israel.

Enquanto estamos dormindo confiantemente em Deus, Ele está trabalhando a nosso favor, para prover as nossas necessidades, mas tudo começa com nossa decisão pessoal de reconhecer descansar em Jesus como nosso único Salvador.

Ele diz: “Parem de lutar e fiquem sabendo que eu sou Deus. Eu sou o Rei das nações, o Rei do mundo inteiro.” (Salmos 46:10)

Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará. (Salmos 37:5)

Adaptado de Ultimato

Sem comentários