Dica da Semana: Avaliando o Trimestre

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.” Oseias 6.3

Seus alunos aprenderão que podem conhecer mais a respeito de Deus e decidir se vão querer um relacionamento maior com Deus.

Material: Folha de papel reutilizadas (rascunho) e Bacia grande de água.

Aplicação: Deus deseja que você aprenda a sua Palavra e seja inteligente.

Atividade: O término de um trimestre ou um período de aula é um momento ideal para que o professor faça uma avaliação. A avaliação vai permitir que a aprendizagem seja orientada da melhor forma.

Pontos positivos e negativos serão revistos na avaliação, ela permite que o professor trace novos rumos. Segundo a professora Mere Abamowicz “a avaliação deve ser encarada como reorientação para uma aprendizagem melhor”. Se quisermos uma educação cristã que seja relevante, precisamos saber o que nossos alunos realmente aprenderam a respeito dos conteúdos que foram trabalhados.

Será necessário que você previamente faça algumas perguntas a respeito das lições. Sente-se em círculo com as crianças no chão da sala. Converse com elas perguntando o que mais gostaram no trimestre. Ouça os alunos com atenção e faça as observações que julgar necessárias e tome nota do que os alunos relataram. Em seguida distribua as folhas e peça aos alunos que amassem fazendo bolas. Depois divida a turma em dois grupos, meninas x meninos. Peça que os grupos formem filas (uma fila de meninas e uma de meninos). Cada grupo deverá ter a mesma quantidade de bolas, de acordo com o número de perguntas que serão feitas.

Faça uma pergunta para cada aluno do grupo. Se o aluno acertar a pergunta que foi feita, ele poderá lançar, apenas uma vez, a bola de papel na bacia. Cada pergunta que o aluno acertar vale dois pontos e cada bola que entrar na bacia vale um ponto. Vence o grupo que tiver mais pontos. Mesmo que o aluno não saiba a resposta, ou responda errado, ele poderá lançar a bola, todavia não marcará ponto para o grupo.

Fonte: Boas Ideias para professores de Educação Cristã pg. 45

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