Deus é amor

Por Cláudia dos santos Duarte

Colaboradora do Portal Sou da Promessa

 

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. “ 1 João 4: 8 e 9.

O amor é um dos sentimentos mais nobres que existem. Todos nós desejamos ser amados. E isso nos leva a perguntar: onde podemos encontrar o verdadeiro amor? O apóstolo João afirma que Deus é Espírito, Deus é luz e Deus é amor. Essa última afirmação é muito interessante, pois menciona que o amor faz parte da própria essência divina. Ele não sente amor, Ele é amor. Essa é uma das revelações bíblicas acerca da natureza de Deus. O amor mais puro e verdadeiro é encontrado no Senhor.

Essa carta de 1 João retrata muito o amor, já que este é o seu tema central. Nessa carta, o verbo amar aparece 28 vezes e a palavra amor aparece 18. No caso dos versículos citados acima, João apresenta o amor como um atributo da natureza de Deus, sendo o homem o principal objeto desse amor. A Bíblia afirma que Deus nos ama de uma forma imutável, infalível, inseparável e permanente.

Em 1 João 4: 9 observamos que o amor de Deus é tornado conhecido, através do fato do seu filho Jesus Cristo tornar-se carne como cada um de nós. Ou seja, o amor de Deus por cada um de nós é tão grande e profundo que Ele mandou o Seu próprio filho para morrer por nós, para que assim tivéssemos vida e vida em abundância. A morte de Cristo cobriu os nossos pecados e nos libertou da culpa. Não importa como nós somos ou o que estamos sentindo, o amor de Deus é imenso.

Outro aspecto importante referente ao amor de Deus, mencionado por João é: o caráter incondicional e sacrificial do amor divino. O amor divino é incondicional, espontâneo. Ele nos amou livremente, simplesmente porque  quis nos amar, independente das nossas atitudes. Da mesma forma, como já foi mencionado, o sacrifício de Jesus por nós proporciona que tenhamos livre acesso a Deus e a sua salvação. Não podemos esquecer de que Cristo deseja o melhor para todo o ser humano.

Que a cada dia possamos mais e mais nos aproximar desse Deus que tanto nos ama e quer bem!

 

Que Deus nos abençoe.

Sem comentários