Deixe o seu mundo rosa

Começou o mês de outubro e com ele um mundo rosa de conscientização nos envolve. Saber do número alarmante de casos de mulheres com câncer de Mama, sendo a estimativa deste ano ser de 57.960 novos casos, deve-nos fazer vestir a camisa e lutar contra a falta de prevenção nossa e das mulheres a nossa volta. Apesar do exame ser incomodo, é benéfico demais fazê-lo pois caso o tumor seja diagnosticado em seu estágio inicial, ou seja, menor que 1 centímetro, as chances de cura são altas, podendo chegar a 95%. Tumores com esse tamanho não podem ser sentidos durante o autoexame, sendo detectados apenas pela mamografia.

Idade do exame: Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer a mamografia anualmente, pois partir dessa idade os riscos de desenvolver a doença aumentam.

Fatores de risco: Ter um ou mais fatores de risco não implica necessariamente o desencadeamento da doença. Alimentação saudável, prática esportiva regular, não fumar e não beber são essenciais para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama.

Exame: A mamografia nada mais é do que a radiografia (raio x) das mamas. Esse tipo de exame pode revelar possíveis alterações no órgão. O procedimento é realizado através da compressão das mamas, de forma suportável, para detecção de nódulos e tumores. A mamografia é o principal e mais importante exame de diagnóstico.

Alertas e sintomas

Nódulos

Inchaço em parte da mama

Caroços, inclusive nas axilas

Descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente)

Retração da pele da mama

Dor, descamação ou inversão do mamilo

Vermelhidão

Tecido da mama com aparência “casca de laranja”

Por isso há um desafio a você mulher cristã. Deixe o seu mundo rosa! Se você já possui a idade para realizar o exame, faça! Se ainda não está com a idade para a realização desse exame, incentive uma mulher da sua família, uma amiga ou irmã da igreja a fazê-lo, se possível a acompanhe. Incentive as mulheres da sua igreja através de palestras e bate-papos. Saiba que isto irá ajudá-las em sua resistência ao fazer o exame.

Por Sou da Promessa

Fonte Utilizadas: HCP e INCA

 

Sem comentários