Cuidar do idoso

A Bíblia tem muito a dizer sobre como cuidar de pais idosos e outros membros da família que não são capazes de cuidar de si. A igreja cristã primitiva atuou como agência de serviços sociais para os outros crentes. Eles cuidavam dos pobres, dos doentes, das viúvas e dos órfãos que não tinham mais ninguém para cuidar deles. Os cristãos que tinham membros da família que precisam eram esperados para atender a essas necessidades. Infelizmente, cuidar de nossos pais em sua velhice não é mais uma obrigação que muitos de nós estamos dispostos a aceitar.

Não é rigorosamente verdade que “antigamente” os idosos eram respeitados e valorizados, sendo execrados hoje. Por exemplo, há estudos demonstrando que os seres humanos sempre tiveram dificuldades para cuidar bem uns dos outros, quando a sobrevivência impunha exigências que acabavam por radicalizar uma seleção, onde os mais aptos eram favorecidos em detrimento dos doentes e dos velhos.

Tanto a família quanto a igreja, devem fazer para proporcionar aos idosos uma ótima qualidade de vida. A família deve ser o ponto de apoio do idoso em todos os momentos e circunstâncias, sendo apontada por estudiosos do envelhecimento como o elemento importante ao próprio bem-estar dos idosos.

Mais em muitas famílias os idosos são vistos como um fardo, em vez de bênçãos. Às vezes somos rápidos para esquecer os sacrifícios que nossos pais fizeram por nós quando eles estão precisando de cuidados. Em vez de levá-los em nossas casas, sempre que é seguro e viável, podemos colocá-los em Instituições ou lares de idosos, por vezes contra a sua vontade. Eu particularmente sou contra em deixar em instituições de idosos tendo a família condições de cuidar do idoso.

Merval Rosa diz: “o elemento de que a pessoa idosa mais tem necessidade para manter a sua identidade psicológica é amor e respeito por parte do seu mundo significativo”.

Tributar-lhe as devidas honras, os mais velhos são vistos pela bíblia como pessoas que merecem nosso respeito. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6.2).

O princípio por detrás das recomendações bíblicas aponta para o fato de que, “no plano de Deus, o ser humano deve começar na família e encerrar seus dias de vida na terra também em família”. Nenhum ser humano é digno de isolamento e esquecimento em nenhuma fase da vida.

Quando honramos e cuidamos de nossos pais, que estão servindo a Deus também. A Bíblia diz: “A igreja deve cuidar de qualquer viúva que não tem mais ninguém para cuidar dela. Mas se ela tem filhos ou netos, sua primeira responsabilidade é para mostrar piedade em casa e recompensar seus pais, cuidando deles. Isso é algo que agrada muito a Deus…. Mas aqueles que não cuidam de seus próprios familiares, especialmente aqueles que vivem na mesma casa, negaram que acreditamos. Tais pessoas são piores do que os incrédulos “(1 Timóteo 5:3-4, 8).

Fonte: Click Família

Sem comentários