Cristo, o alvo do discipulado

“Aquele que diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou”. 1 João 2:6

Qual é o propósito de Deus para o seu povo? O que vem depois de nos convertermos? Será simplesmente: “Ame a Deus, ame seu próximo”? Certo é que amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos é essencial e nos leva a fazer a sua vontade. Mas Deus quer ainda mais de nós, quer que o seu povo se torne como Cristo. Se afirmamos ser cristãos, devemos ser como Cristo.

E o que é ser discípulo de Cristo? Discípulo é a pessoa “ensinada” ou “treinada”, discípulo é o “aprendiz” ou “aluno” que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre com a finalidade de ensinar outros.

E quem é o nosso mestre? Jesus Cristo. Por isso é preciso ser como Cristo em sua missão.

Em Jo 17:18, está relatada uma oração de Jesus ao Pai: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo”. Ainda hoje Cristo nos diz: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. O que Cristo está nos dizendo pela sua Palavra é que assim como teve de entrar em nosso mundo, nós também precisamos entrar no mundo de outras pessoas.

Uma das principais razões por que os nossos esforços evangelísticos são frequentemente desastrosos é que não parecemos com o Cristo que proclamamos.

John Poulton escreveu: “A pregação mais eficaz provém daqueles que vivem conforme aquilo que dizem. Eles próprios são a mensagem. Os cristãos têm que ser semelhantes aquilo que falam. A comunicação acontece fundamentalmente a partir da pessoa, não de palavras ou ideias. É no mais íntimo das pessoas que a autenticidade se faz entender; o que agora se transmite com eficácia é, basicamente, a autenticidade pessoal.”

A semelhança com Cristo não é possível através da nossa própria força, mas Deus nos enche com o seu Espírito Santo para nos capacitar a cumprir seu propósito de nos fazer como Cristo, para ensinarmos outros a serem semelhantes a Ele.

Por: Dsa. Adriana C. M. Coveiro

Fonte: Agenda Amai-vos – RESOFAP Noroeste Paulista

Sem comentários