Como você tem cuidado de seus pais?

Cora Residencial Senior, já ouviu falar desse nome? Parece algum nome desses resorts que a gente vê em propagandas e ficamos sonhando pelo dia em que passaremos um fim de semana lá. É quase isso. Cora é uma rede de lar para idosos, ou como acostumamos chamar: asilos. Esqueça os quartos apertados, enfermeiros mal-educados e a qualidade de vida precária. Esse lugar é um asilo de luxo. Seu slogan é: “um lugar para morar. Um presente para viver”.  Uma mensalidade nesse lugar chega a custar R$15.000,00. Mesmo com tantos benefícios, ainda não deixa de ser um asilo.

Muitos filhos têm abandonado seus pais, e não somente em asilos de luxo ou os mais baratos, às vezes o abandono é na própria casa, no mesmo cômodo, nos mesmos ambientes. Estou falando do individualismo que tem encontrado espaço em várias áreas da humanidade, inclusive a família. Com isso, alguns filhos ficam mais preocupados com seus relacionamentos, vida profissional, sonhos e metas, e acabam se esquecendo daqueles que tanto ajudou nos anos cruciais da vida.

Por isso o mandamento bíblico é que “honremos os nossos pais” (Êxodo 20.12). Muitos se questionam sobre a forma prática em que essa honra aos pais deve ser exercida, por isso quero sugerir ao menos três maneiras simples de honrar teu pai e tua mãe.

A primeira é a honra material e providencial. Esse ato está ligado ao fato dos filhos ajudarem financeiramente seus pais em suas necessidades. Às vezes é na compra de remédios, de roupa, pagamento de contas, contribuição para a realização de alguma viajem ou algum sonho, entre outras áreas. Honre teu pai e tua mãe com as bênçãos materiais que Deus tem dado a você. A segunda forma é a honra sentimental. Aqui, estamos falando de sentimentos expressos em palavras e atitudes. Dizer palavras boas, positivas, demonstrar o amor através de presentes, momentos, enfim, é uma forma de honrar teu pai e tua mãe. Mostre a eles que você os ama e se importa com eles. E por último, a honra presencial. E aqui cabe duas implicações, a primeira é a presença física em que você pode visitar, abraçar, almoçar junto, dar risada, tirar selfies, etc. Mas para aqueles que moram longe, distantes dos pais, como no meu caso? Então é possível honrar presencialmente através ligações, chamada de vídeo, mensagem de texto, ou seja, a longa distância é possível honrar de forma cuidadosa seu pai e sua mãe.

Como você tem cuidado de seus pais? Eles têm percebido sua honra por eles ou será que sentem sua presença apenas quando está interessado em algo que eles podem te dar? Se entende que precisa melhorar em alguma das formas de honrar apresentadas, comece agora. Ligue, compre um presente, faça uma visita, pergunte se precisam de algo, converse com os demais irmãos e, na medida do possível, surpreenda. Certo que assim, estarão cumprindo o mandamento de Deus, e Ele será fiel em cumprir suas promessas a você.

Fonte: Ministério de Mulheres

Confira também

Comentários encerrados.