Como Livrar Seus Filhos do Inferno

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. (Pv 22.6.)

 Este texto de Provérbios nos traz uma visão de futuro em relação à criança. É preciso caminhar com ela, apresentando se como referencial, tendo em mente o adulto de amanhã. Os pais são responsáveis pela criação dos filhos. Esta responsabilidade é espiritual, moral, emocional, social e física. A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor, o que nos faz entender que antes de nos pertencerem, eles pertencem primeiramente a

Deus. Deus é nosso modelo. Ele se apresenta como Pai muitas vezes para ilustrar seu cuidado, sua provisão, seu desejo de nos dar o melhor. Devemos, então, buscar na sua Palavra o conhecimento, o entendimento e a sabedoria para que seja desenvolvida e aperfeiçoada em nós a capacidade de sermos pais.

No entanto, quando o lar não é um ambiente firme na presença de Deus, as coisas ao redor podem influenciar de forma significativa no desenvolvimento de nossos filhos. Para tanto, descrevemos aqui alguns princípios bíblicos que podem nos ajudar enquanto pais na construção do caráter dos nossos filhos:

 

1) Consagre seus filhos ao Senhor – consagrar significa dedicar ao serviço de Deus. É a atitude dos pais em devolver os filhos ao Senhor para que vivam para a sua Glória (1Sm 1.19-28; Jz 13.5-24; Lc 2.25-25).

 

2) Ministrar a Palavra de Deus aos filhos – os pais devem aproveitar os momentos de convívio com os filhos para ensinar-lhes a Bíblia. Em Dt 6.5- 8, as Escrituras nos ensinam que devemos inculcar a Palavra de Deus na mente de nossos filhos.

 

3) Fazer dos filhos, discípulos de Jesus – os pais devem ter uma vida reta diante dos filhos, para que possam dizer como o apóstolo Paulo “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” (1Co 11.1). A vida dos pais deve motivar os filhos a viver o Evangelho.

 

4) Instruir os filhos – instruir é formar o caráter pelo treino e disciplina; preparar para competição; ensinar pela repetição; adestrar, habilitar. Instruir é mais do que ensinar. Prevenir é melhor do que lutar posteriormente em busca da cura.

 

5) Disciplinar os filhos – desconsidere em primeiro lugar toda e qualquer palavra que já tenha ouvido contra a disciplina.

Estes falam sem o conhecimento da Palavra de Deus, que nos ensina que a disciplina é uma forma de amor e valorização à criança. Em decorrência da natureza humana, a criança por si só não consegue discernir o que é certo do que é errado.

A disciplina entra para diferenciar isso na cabeça da criança. A disciplina vem gerar arrependimento do coração da criança por algo que ela fez de errado (Pv 12.1; e 29.15). Se você quer livrar seu filho do inferno, apresente-lhe Deus.

Faça-o ficar fascinado pelo Reino de Deus e suas promessas.

 

Mostre a ele como é bom estar na Casa do Senhor e obedecer seus mandamentos. Ensine-o o verdadeiro valor que tem, um valor imperecível e imensurável para Deus. Certamente assim, não serão tragados pelo mundo, tocados pelo inimigo e entregues ao inferno.

 

Fonte: Revista Atos

Sem comentários